Governo Federal é quem faz os repasses
O Governo do Estado de Rondônia confirmou na manhã desta segunda-feira, 25, a chegada de mais de 8.2 mil doses de vacinas contra o coronavírus. A previsão de chegada do novo lote é para às 15h no aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira. Com mais este lote, Rondônia já recebeu 70.4 mil doses de vacinas contra a doença.
Os imunizantes são encaminhados aos Estados pelo Governo Federal. Cabe à União a determinação da quantidade que cada Estado irá receber durante as remessas. A responsabilidade do Governo do Estado nesta operação é receber os imunizantes e encaminhar às suas regionais de saúde, facilitando o acesso aos municípios, que por sua vez se encarregam da vacinação.
Nesta etapa, apenas pessoas dos grupos de risco serão imunizadas. Mesmo recebendo a vacina, até que toda população esteja imunizada, as pessoas deverão continuar utilizando máscaras e seguindo as regras de higienização necessárias para a contenção do avanço da doença.
As vacinas tão logo chegam ao poder do Governo do Estado já são encaminhadas às regionais de saúde para distribuição aos municípios. O processo de logística tem funcionado de forma eficiente desde a chegada do primeiro lote e até então nenhum percalço foi registrado.