- - Telefone: WhatsApp: (69) 9 8160-2636













H3N2: após bater recorde de 337 atendimentos em um dia, Saúde Vilhena providencia mais dois médicos para atendimento em ambulatório

Surto de gripe aumentou em 10 vezes o número de atendimentos de pacientes com sintomas gripais

Nesta quarta-feira, 29, o secretário municipal de Saúde, Wagner Borges, informou que devido a alta demanda nos atendimentos no Ambulatório Covid-19, dois novos médicos serão incluídos nós plantões de atendimento do local. A quantidade de atendimentos de pacientes com sintomas gripais saiu de cerca de 30 para mais de 300 no último mês. A alta é causada pelo surto nacional do vírus Influenza A, mais especificamente a variante Darwin do H3N2.

A partir de amanhã, quinta-feira 30, em vez de dois, serão três médicos durante o dia e, em vez de um, serão dois médicos no período noturno, visto que o ambulatório vem funcionando 24 horas. Além disso, ainda na noite de hoje haverá um médico a mais para agilizar as consultas.

“Infelizmente, além da covid-19, agora temos também essa gripe H3N2 que tem elevado o número de atendimentos, chegamos a ter o recorde desde a abertura do ambulatório em janeiro, com 337 atendimentos em apenas um dia. Pedimos a colaboração da população nessas festas de fim de ano. Sabemos que é um período muito esperado, mas pedimos que adotem as medidas de segurança, evitar aglomerações, fazer uso de máscara, higienização das mãos, evitar levar a mão aos olhos, boca e nariz”, disse Wagner.

SINTOMAS – A gripe H3N2, causada pelo Influenza A, tem como sintomas principais: febre súbita, dor de cabeça, tosse seca, dores musculares e articulares, mal-estar, dor de garganta e coriza. Os sintomas da covid-19 são bem semelhantes no início e podem se agravar rapidamente: febre, tosse, cansaço, perda de paladar ou olfato, dor de garganta, dor de cabeça, diarreia, irritação na pele ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos, olhos vermelhos ou irritados, dificuldade para respirar ou falta de ar, perda da fala, mobilidade ou confusão e dores no peito.

Pacientes com esses sintomas devem procurar atendimento para identificar a causa dos sintomas e passar por um isolamento de período a ser determinado pelo médico na consulta para evitar contaminar outras pessoas, além de fazer repouso, ter boa alimentação, hidratar-se bem e usar medicamentos para amenizar dores e febre.

Mais informações sobre Saúde podem ser conseguidas no Whatsapp institucional 3322-2945.

Semcom





Mais notícias





Veja também

Pular para a barra de ferramentas