Iniciativa da homenagem foi do vereador Zé Duda e estendida a mais dois vilhenenses por serem os maiores doadores de sangue no município
A Câmara Municipal de Vereadores de Vilhena realizou uma Sessão Ordinária na manhã desta terça-feira, 20, onde além da leitura de requerimentos e votação de projetos, houve a entrega do Certificado de Moção de Aplausos para doadores de sangue destacados como os mais frequentes e com maior número de doação na cidade.
Entre os homenageados estava a única mulher a receber o certificado, a Bombeira Civil Rossy Silva, ou apenas, BC R Silva, como assim ela prefere ser chamada designando seu “nome de guerra”.
A entrega da Moção de Aplauso foi uma indicação do Vereador Zé Duda como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados da BC R Silva como Bombeira Civil e, principalmente, por ser voluntária na doação de sangue.
BC R Silva completou em 2023 um total de 48 doações e já são 18 anos como assídua doadora voluntária. A Assistente Social do Hemocentro de Vilhena , Michele Toledo, disse que a doadora é um exemplo pela frequência e entusiasmo. “Temos um carinho especial pela Rossy, pois ela é uma de nossas melhores voluntárias. Nem precisamos comunica-la para vir na data marcada, ela mesma se prontifica, não perde uma doação e vem sempre aqui independente se vai doar ou não. É uma honra ter a Rossy como nossa doadora”, destacou Michele.
A Bombeira Civil Rossy Silva é representante em Vilhena da S.O.S Urgência e Emergência, que é uma empresa/escola de formação de Bombeiro Civil Profissional com sede em Porto Velho. Pela S.O.S a BC R Silva já fez vários cursos, treinamentos e todos os anos participa de capacitação profissional para atualização de conhecimentos e habilitação na profissão que atua.
Ela é casada com o jornalista Ribamar Araújo, que é um dos maiores incentivadores de sua profissão.
Atualmente, além das missões que participa, de serviços em empresas particulares e dos trabalhos voluntários junto aos Bombeiros Militares de Vilhena, a BC R Silva é funcionária pública lotada na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Vilhena. “Sou muito grata ao vereador Zé Duda pelo reconhecimento, pela Michele e sua equipe do Hemocentro, pelo meu superior o comandante Jesus da S.O.S, pelos meus colegas de trabalho, pelo prefeito Flori, pelos meus parceiros Bombeiros Civis e pelo meu marido no incentivo de minha profissão que amo de coração. Ser doadora voluntária é mais que uma missão, é um dever de salvar vidas. Amo ser voluntária”, concluiu a homenageada.
Por Ribamar Araújo (jornalista)