Previsão para conclusão dos reparos é próximo dia 19. Segundo a Aneel, esta é a terceira torre derrubada em Rondônia em pouco mais de uma semana. PF investiga os casos.
Mais uma torre de energia elétrica foi derrubada em Rondônia, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O caso aconteceu no distrito de São Lourenço, em Vilhena (RO), durante o fim de semana.
Ainda de acordo com a Aneel, esta é a terceira torre derrubada em Rondônia em pouco mais de uma semana. As outras ocorrências aconteceram na Zona Rural de Itapuã do Oeste (RO) e em Rolim de Moura (RO). Nas duas ocorrências, a Agência afirmou que existiam “indícios de vandalismo”.
No caso mais recente, uma equipe foi mobilizada até o local na tarde do sábado. A previsão é que a substituição da torre ocorra até a próxima quinta-feira (19). Conforme a Aneel, “não houve interrupção do fornecimento de transmissão de energia”.
A Polícia Federal (PF) informou ao g1 que já investiga os dois últimos casos e deve abrir um novo procedimento para apurar a nova ocorrência.
Em todo o país, a Aneel contabiliza sete ocorrências de torres derrubadas ou vandalizadas. Os registros são nos estados de Rondônia, São Paulo e Paraná.
“A Agência informa que tem mantido o Ministério de Minas e Energia informado de todos os eventos, como também tem interagido com as autoridades de segurança pública. As empresas estão atuando nas avarias detectadas e os eventos estão sendo monitorados e fiscalizados”, informou em nota.
Por Fábio Diniz e Jaíne Quele Cruz, Rede Amazônica e g1 RO