sábado, 19 outubro, 2024
Sábado, 19 de outubro de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909








Merendeiras de escolas públicas aprendem técnicas para produção de alimentos em oficina do 6º Sicoob Sabor

O 6º Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena realizou nos dias 10 e 11 de julho, sua tradicional ‘Oficina para Merendeiras’. Mais de 100 cozinheiras da rede pública escolar do município e estado participaram do evento, que aconteceu no Espaço Gourmet do CTC Sicoob Credisul, sob o comando do chef Elvis Simioni. A oficina aconteceu em duas turmas para alcançar um maior número de profissionais. A ideia da consultoria é levar conhecimento técnico e assim contribuir para a produção de uma alimentação saudável e saborosa.

O desafio desse ano foi elaborar receitas com uso de produtos da agricultura familiar feitos em grande quantidade e de forma ágil. Para isso, o chef Elvis Simioni selecionou os ingredientes indicados pela nutricionista Edilaine Andrade de acordo com a disponibilidade nas escolas e elaborou quatro receitas. Durante a aula foi preparado nuggets de frango, almondegas de proteína bovina, baião de dois e um quiche de calabresa com abobrinha, todos com vegetais como ingrediente principal da receita. As merendeiras puderam acompanhar, o passo a passo da receita, tiraram dúvidas, deram sugestões de acordo com suas realidades e degustaram os pratos.

O chef apresentou ainda diversas técnicas que agilizam o processo de produção da merenda, aproveitando todas as partes dos legumes. “Ensinei muitas técnicas para aproveitar os vegetais. Trouxe um baião de dois vegano que fez sucesso entre as participantes, tudo feito com ingredientes locais. Com o resto dos vegetais fizemos um saboroso caldo que pode servir de acompanhamento para diversas refeições. Tivemos um cardápio bem brasileiro, e de acordo com a realidade delas”, detalhou o chef.

Maria Luiza Soares é merendeira há 35 anos na Escola Marechal Rondon, e todos os anos participa das exclusivas oficinas. Ela conta que gostou muito da consultoria oferecida pelo chef e as técnicas ensinadas serão colocadas em prática. “Eu amo cozinhar para as crianças e vejo a importância de estar sempre inovando. Todos os anos participo da oficina. Acho muito produtiva, amo vir! Vou aproveitar todas as receitas. Uma novidade foi o baião de dois com legumes, feito tudo em uma única panela. Estou ansiosa para fazer para as minhas crianças”, comentou ela.

Por Assessoria





Mais notícias





Veja também

Pular para a barra de ferramentas