Na noite do dia 28 de maio, a Escola Maria Arlete Toledo promoveu uma Noite de Autógrafos para encerrar o projeto Gotas Literárias: leitura e escrita, coordenado pelas professoras Luciana Lino e Nidiane Latocheski.

PROFESSORAS LUCIANA E NIDIANE

Tal projeto almejou que a literatura, como Arte, fosse vista pelos alunos de forma envolvente para que percebessem, por intermédio de suas análises, como o mundo, em si, pode ser articulado. Para isso, o projeto “Gotas Literárias” oportunizou situações para a leitura de clássicos, partindo de suas realidades, conhecendo aquilo que os cerca e os interessa, entretanto, objetivando que despertassem maior interesse em compreender outras práticas apresentadas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz a seguinte orientação: “Como linguagem artisticamente organizada, a literatura enriquece nossa percepção e nossa visão de mundo. Mediante arranjos especiais das palavras, ela cria um universo que nos permite aumentar nossa capacidade de ver e sentir.”

Potencializar o processo de leitura e escrita através de estratégias de metodologias ativas com a intenção de desenvolver no aluno o senso de (co) autoria, bem como de sujeito do seu próprio aprendizado foi o foco central da experiência.

MATRIZES DE XILOGRAVURA
LIVROS ARTESANAIS

O projeto desenvolvido de maio de 2018 a maio de 2019,  primou por oferecer oficinas de xilogravura e encadernação de livros artesanais em horário oposto, cujo objetivo era possibilitar o contato mais intimista do leitor com variadas obras literárias. O produto final foi compartilhado à comunidade escolar em exposições promovidas pela escola.

  Para o evento, foram