[pullquote align=”right”]“Quem te vê assim Porto das Esperanças. O barranco onde os cabrais enfincam âncoras em busca de uma história de alamedas e vãos. Parque das mangueiras e dos araçás aprendi na canção. E colhi teus sinais sobre a dança das correntezas.”
/Porto das Esperanças/
– Bado[/pullquote]
[dropcap]V[/dropcap]amos refletir sobre a história de Porto Velho, iniciando pelo nome dessa cidade com trajetória histórica ímpar, e, de imediato, gostaria de contestar a informação de que o nome de nossa capital tenha origem em função da figura de “um certo Senhor Pimentel”.
Essa afirmação não tem qualquer sustentação histórica, inclusive, alguns “historiadores” ainda cometem o absurdo de afirmar que a figura do “Velho Pimentel” é lendária. Muitos seringueiros caçadores, comerciantes, pescadores, com nomes de Raimundo, João e Severino se instalaram nas margens do madeira na localidade que viria a ser um dia a capital do nosso Estado, se houve um Pimentel, com certeza ele teria vários vizinhos com importância na ocupação da localidade.
As lendas e mitos se originam numa manifestação profundamente séria, nos arquétipos construídos pelas experiências populares, ao longo do tempo nas sociedades. Devemos respeitar profundamente as lendas e os mitos. Não criamos lendas e mitos quando queremos, afirmar que a história do velho Pimentel é uma lenda é desvalorizar todas as lendas existentes, pois sua “história” é carente dos elementos característicos nos mitos e lendas.
As lendas são marcadas pela presença de elementos viscerais, absurdos, sobrenaturais e fantásticos. São um capítulo fundamental na rica cultura amazônica.

Vista panorâmica de Porto Velho, início da década de 50. A rua ao centro é a Avenida Sete de Setembro. Atual centro comercial de Porto Velho/RO
O nome da capital do Estado de Rondônia, Porto Velho, está relacionado com a Guerra do Paraguai ocorrida entre os anos de 1864 e 1870.
O conflito ocorreu durante a segunda metade do século XIX, ainda no II Reinado, quando esta jovem nação estava organizava politicamente através de uma Monarquia e tinha como imperador Dom Pedro II, que governou o Brasil entre os anos de 1840-1889.
A Guerra do Paraguai envolveu além do Brasil, o Uruguai e a Argentina, com o apoio da maior economia da época, a Inglaterra. Do outro lado, o Paraguai, que após seis anos de luta acabou sendo completamente arrasado.
Os motivos que levaram à eclosão da guerra