[pullquote]Poder é a capacidade de impor a própria vontade sobre os demais. Como ensina Norberto Bobbio, famoso teórico da Política, o poder se exerce em três grandes esferas.[/pullquote]

[dropcap]A[/dropcap] esfera do poder econômico, pelo qual alguém tendo capital impõe aos despossuídos sua vontade. Nesse caso, principalmente, fazendo valer sua voz e ser obedecida, colocando os demais para trabalhar para si. Para coibir abusos que poderiam inclusive gerar revolta nos trabalhadores, foram criadas as leis trabalhistas. As pessoas em geral pensam que tais leis servem para proteger os empregados. Estão certos quanto a isso, mas as leis vão além dessa proteção, pois que ao mesmo tempo em que protegem, de algum modo, também enquadram dentro do sistema. O trabalhador aceita com certo contentamento o cumprimento da Lei, mas não percebe que com isso não se revoltará contra o sistema que o coloca como um despossuído do capital, levado a produzir riqueza para outrem, com o benefício de conservar sua própria vida e família para gerar novos empregados. Em síntese, a Lei que protege o trabalho também protege o capital.

lideranca-481Outra esfera de poder é o do conhecimento. Nesse caso a dependência de determinado saber coloca as pessoas na submissão aos donos do conhecimento. Em tempos como o atual, no qual desenvolvimento e produção de riqueza tem um nome chamado tecnologia, o conhecimento tornou-se moeda forte na barganha por poder e obediência. Não há tecnologia sem ciência e essa custa caro. No plano internacional os Estados Unidos estão na frente em produção de C&T- Ciência e Tecnologia, com suas universidades colocadas nos primeiros seis lugares do ranking, com Harvard em primeiro. Como é que se faz isso? Bem, o diretor da biblioteca da universidade Harvard, professor Robert Darton, informou outro dia no Programa Roda Viva que só em livros esta universidade investe anualmente US$ 20 milhões. Pode se ter uma ideia de como eles valorizam os saberes por aquelas bandas americanas. Quanto ao Brasil… Bom, é melhor mudar de assunto, apenas lembrando que tais assuntos caberiam em uma enciclopédia e aqui a intenção é apenas pontuar algumas ideias.

A terceira esfera do poder é o poder político. A característica exclusiva desse é o monopólio da força. Somente o Estado pode ter força militar e jurídica para impor a todos o cumprimento da Lei e a manutenção da ordem.

A questão é que os países, estados e municípios estão divididos em grupos políticos rivais. Os partidos políticos e as coligações políticas procuram vencer as eleições com o objetivo principal de dividir os cargos entre si. Determinado político, uma vez eleito representa a constelação política