Casos ativos sobem 81% em meio a relaxamento de medidas, por parte da população, para combate à pandemia

Gráfico mostra a evolução dos casos ativos de Covid-19 em Vilhena (Créditos: Rondônia em Pauta)

O Rondônia em Pauta fez um levantamento sobre o aumento abrupto dos casos ativos de Covid-19 no município de Vilhena. Em revista ao Painel Covid Vilhena disponibilizado no site da prefeitura (veja aqui) foi constatado que a contagem parou no dia 29 de outubro. Decorrente disso, a redação baseou os números nos Boletins Diários emitidos pela prefeitura.

No dia 19 de novembro Vilhena registrou o menor número de casos desde o início da pandemia, apenas 19 casos ativos. Porém, a partir dessa data esse número aumentou em uma velocidade vertiginosa, em 12 dias o aumento foi de estrondosos 81%, atingindo os 103 casos ativos nesta terça-feira, 1º de dezembro.

A situação atual demanda atenção. O decreto em vigor no município tem uma série de restrições, mas na prática o vilhenense parece ter cansado da pandemia, porém a pandemia não cansou do vilhenense. É notório que muitas pessoas decidiram, por conta própria, decretar o fim da pandemia e retomar à rotina normal, participando de aglomerações e se livrando das máscaras. O sinal de alerta já está aceso.

Os esforços para a chegada de uma vacina são grandes. Mesmo que os imunizantes estejam disponíveis em 2021, ainda viveremos momentos de embate com a covid-19.  O momento é de muita cautela, de reforçar os cuidados higiênicos e evitar aglomerações para evitar o aumento dos casos. Estamos todos cansados da pandemia, só que é sempre bom lembrar que a crise sanitária ainda não terminou.

Da redação do Rondônia em Pauta