Locais serão ativados com parceria do Sebrae e do deputado estadual Luizinho Goebel
Neste 7 de janeiro, Dia Nacional do Leitor, a Prefeitura de Vilhena revelou projetos de duas bibliotecas modernas previstas para serem inauguradas neste ano em Vilhena, sob administração da Fundação Cultural de Vilhena. As obras contam com a parceria do deputado estadual Luizinho Goebel e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O prefeito Eduardo Japonês destacou que parcerias relevantes se constroem com bons relacionamentos e interesse em somar. “Vamos investir recursos próprios, vindos da nossa arrecadação municipal, mas também contamos com ajuda. O Sebrae é um grande aliado nosso no fomento de ações inovadoras e de incentivo à economia, com foco na tecnologia. Eles trarão para uma das bibliotecas o SebraeLab, um projeto incrível. Já o deputado Luizinho ama Vilhena e morando aqui há quase 40 anos destina recursos que aplicamos com comprometimento para ver os benefícios aos vilhenenses”, conta Japonês.
BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO – Um dos projetos anunciados hoje é a reforma, ampliação e requalificação da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, na praça Nossa Senhora Aparecida, no Centro. O local contará acervo de livros, espaços para artesanato, música, teatro, agroindústrias e um ambiente tecnológico do Sebrae chamado de “SebraeLab”, onde haverá espaço para reuniões ou palestras, escritório para coworking ou criação audiovisual e ambiente que estimule empreendedores a se conectar. A obra será custeada com recursos próprios do Município e também do Sebrae.
“O SebraeLab potencializa conexões orgânicas, espontâneas e colaborativas entre pessoas e empresas, com objetivos comuns e complementares. Faremos cursos de capacitação gratuitos e queremos propor uma experiência coletiva capaz de estimular a busca e a criação de modelos de negócios inovadores”, comenta Charif Mohamed, gerente do Sebrae Vilhena.
BIBLIOTECA NO CENTRO CULTURAL – O outro projeto moderno é a instalação definitiva de uma nova biblioteca no salão circular do Centro Cultural de Vilhena, onde funciona a Fundação. Com emenda do deputado estadual Luizinho Goebel para aquisição de móveis e equipamentos de mobília, o local será transformado em um local de conhecimento, interação e tecnologia.
França Silva, presidente da Fundação, ressalta os prazos para conclusão dos projetos. “Nossa missão é abrir este espaço até o meio do ano. E o outro queremos licitar neste primeiro semestre e vê-lo concluído o quanto antes. Fico extremamente feliz em receber esse apoio do prefeito e de tantos que estão interessados no sucesso da Arte, da Cultura e da disseminação da leitura. Hoje é, realmente, um Dia do Leitor a se comemorar”, garante França.
Enquanto ambos não ficam prontos, qualquer leitor pode solicitar livros para empréstimo à Fundação e ir buscá-los no acervo em sua sede, na esquina da avenida Tancredo Neves com a avenida Presidente Nasser, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone e Whatsapp institucional da Fundação, 3321-1777.
Semcom