sábado, 21 setembro, 2024
Sábado, 21 de setembro de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909





Obras mais votadas em questionário on-line serão executadas em bairros de Vilhena; saiba como votar

Prazo para responder ao questionário acaba no dia 30 de junho de 2021

A secretária Planejamento do município de Vilhena, Sueli Santana Magalhães, disponibilizou um questionário on-line para que toda a população vilhenense responda e reivindique quais obras deverão ser executadas em seus bairros com recursos próprios da prefeitura. As obras mais votadas serão executadas.

Clique no link e participe: Pesquisa Institucional para Construção do Plano Plurianual (PPA)

Sueli concedeu uma entrevista ao RONDÔNIA EM PAUTA para explicar a importância da participação da população, no questionário on-line, para o planejamento das obras que terão prioridade nos anos de 2022 a 2025.

Sueli Santana Magalhães, secretária municipal de Planejamento

“Nós estamos fazendo a divulgação pedindo para a população participar da elaboração do Plano Plurianual da Prefeitura de Vilhena (PPA), que é um documento que vai se transformar em lei. A gente precisa fazer essa consulta, a cada quatro anos, para planejar corretamente as obras  para desenvolvimento da cidade de Vilhena, divididas por eixos como Saúde, Educação, Infraestrutura e Lazer”, aponta Sueli.

Antes da pandemia, a consulta era feita através das audiências públicas, mas devido à covid, não há como reunir um grande número de pessoas. Por isso, é necessário o uso da tecnologia para fazer a pesquisa, através de um questionário respondido no site da Prefeitura, na página do Facebook da Prefeitura de Vilhena ou no link disponibilizado no início desta matéria (CLIQUE AQUI). As perguntas são direcionadas para obras de infraestrutura que vão fazer parte do PPA e que vão virar lei, para depois virar projeto de execução.

“Essas perguntas e respostas, que as pessoas tem que responder, só leva 5 minutinhos, é muito rápido. Nós pedimos para o pessoal indicar, informando o nome do bairro onde mora, que obra precisa no seu bairro, que infraestrutura precisa lá, se precisa de uma escola, de pavimento, se precisa de esgoto, etc. Quem mora no bairro é que sabe. Se o bairro precisa de fazer um tapa-buraco no asfalto, que está muito esburacado, aí nós vamos trabalhar. Então, as obras mais solicitadas serão elencadas e os projetos serão direcionados nessa linha, conforme a maior solicitação”, aponta Sueli. 

Para se ter uma ideia, o projeto de asfalto das avenidas 1705 e Tancredo Neves foram elencadas em algumas dessas audiências públicas. O projeto de esgotamento sanitário de água e a macrodrenagem também foram priorizadas nas audiências. 

“Então, a comunidade indicando as obras mais votadas, ou que tem maior pedido, serão as priorizadas. Depois não adianta ficar reclamando que fica faltando algo no seu bairro, se você não participa para elaborar o PPA. A gente não sabe o que precisa no seu bairro, é você quem vai falar para nós”, avisa Sueli.

O PPA é feito com orçamento próprio da prefeitura, porém, se forem obras grandes, o prefeito entra com a solicitação de emendas estaduais ou federais.

“Se as obras da prefeitura podem ser feitas com recurso próprio vamos executar mais rapidamente. Então a gente precisa que a comunidade participe e responda essa pesquisa do PPA para o ano de 2022 até 2025. Essa pesquisa só pode ficar até dia 30 de junho, porque nós temos prazo para organizar o Projeto de Lei e mandar para Câmara de Vereadores”, finaliza Sueli.

Da redação do Rondônia em Pauta




Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas