A oficina beneficiará 100 alunos, idosos e jovens, com aulas práticas e teóricas, fortalecendo a identidade quilombola através da arte fotográfica.
Entre os meses de julho e agosto, a comunidade quilombola de Santa Cruz, localizada em Pimenteiras do Oeste (RO), será palco da oficina de fotografia “Raízes Vivas: Retratos da Cultura Quilombola na Amazônia”. A atividade será coordenada pela produtora cultural e fotógrafa Milca Kuipers e beneficiará 100 alunos, incluindo idosos e jovens, promovendo a troca de conhecimento intergeracional e valorizando a cultura quilombola na Amazônia.
O projeto “Raízes Vivas” é fruto do reconhecimento de Milca Kuipers no Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC). A iniciativa foi contemplada com o Prêmio Diversidade Cultural na categoria Agente Cultura Viva de Pessoa Idosa.
“Realizar a oficina de fotografia ‘Raízes Vivas: Retratos da Cultura Quilombola na Amazônia’ na comunidade quilombola de Santa Cruz é de extrema importância para mim. Este projeto não só promove a troca de conhecimentos entre diferentes gerações, como também fortalece a identidade cultural quilombola, permitindo que os participantes expressem suas histórias e vivências através da arte da fotografia. Acredito que, ao oferecer essas ferramentas criativas, estamos empoderando a comunidade e proporcionando um espaço de valorização e reconhecimento de suas raízes culturais. É uma honra poder contribuir para a preservação e difusão dessa rica herança cultural “, disse Milca Kuipers. Ela destacou que a oficina foi premiada pelo Edital de Seleção Pública MinC – Nº 8, de 31 de agosto de 2023, Edital de Premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti.
A oficina contará com diversas atividades, incluindo rodas de conversa, aulas práticas e teóricas de fotografia, além de uma exposição fotográfica. Todos os alunos participantes receberão certificados de participação, reconhecendo seu envolvimento e aprendizado.
Esta iniciativa representa um importante passo para a inclusão cultural e o desenvolvimento de habilidades criativas dos jovens e idosos da comunidade quilombola de Santa Cruz, proporcionando-lhes novas oportunidades e um espaço para a expressão artística.
Por Assessoria