Três meninas, com idades entre 08 e 11 anos, foram as vítimas
Na manhã do dia 1°, a Polícia Civil de Rondônia, em ação conjunta da Delegacia de Machadinho d’Oeste e da Delegacia Regional de Jaru, deflagrou a “Operação Cosme e Damião”. O objetivo era cumprir onze medidas cautelares, incluindo prisões preventivas, buscas e apreensões, e cautelares diversas da prisão.
A investigação concentra-se em crimes graves de exploração sexual de crianças e estupro de vulnerável, que vitimaram três meninas, com idades entre 08 e 11 anos. O nome da operação, uma referência aos santos Cosme e Damião, conhecidos como protetores das crianças, ganha uma ironia neste contexto. Contrariando a tradição religiosa, a comunidade foi protegida por pessoas locais que, corajosamente, denunciaram as práticas criminosas, possibilitando a identificação dos culpados.
Ao contrário da imagem tradicional dos santos que presenteiam as crianças, os criminosos envolvidos na operação atraíram suas vítimas oferecendo e doando doces, guloseimas e até dinheiro em espécie e assim praticavam o abuso sexual.
Durante as diligências, a polícia apreendeu uma arma de fogo calibre 12, munições do mesmo calibre, aparelhos celulares e uma considerável quantia de dinheiro em espécie. Três suspeitos foram presos em razão de mandados de prisão preventiva. Um deles também foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e munições de uso permitido.
A operação destaca a importância crucial das denúncias, uma vez que foram essas informações confidenciais que permitiram desmantelar a rede criminosa. A coragem daqueles que escolheram permanecer no anonimato contribuiu diretamente para a proteção das vítimas e a busca por justiça. A sociedade precisa continuar incentivando e apoiando esse tipo de atitude, pois as denúncias são uma ferramenta fundamental no combate aos crimes mais obscuros.
Por Polícia Civil