sexta-feira, 20 setembro, 2024
Sexta-feira, 20 de setembro de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909





Operação da PF apreende armas, munições e diamantes em RO e no PR

Operação da Polícia Federal desmantela esquema de comércio ilegal de diamantes

Nesta terça-feira, 17, a Polícia Federal desencadeou a Operação Elusorius, visando desarticular uma organização especializada no comércio ilegal de diamantes extraídos da Terra Indígena Roosevelt, com destino, em sua maioria, ao estado do Paraná. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Rondônia e no Paraná, resultando na apreensão de armas, munições, pedras sem comprovação de origem, celulares e equipamentos utilizados na atividade de garimpo.

A investigação teve início em 2021, após uma abordagem policial onde foi encontrada a quantia de R$ 50.870,00 em espécie dentro de um veículo. O condutor tinha vindo a Rondônia com o propósito de adquirir diamantes para comercialização, revelando um esquema de compra e venda envolvendo indígenas que forneciam as pedras. O grupo utilizava notas fiscais falsas para aparentar legalidade nas transações de diamantes.

Os investigados responderão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, crimes contra a ordem econômica e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.

A operação mobilizou 25 policiais federais que cumpriram os mandados em Espigão do Oeste/RO, Cacoal/RO, Curitiba/PR e Santo Antônio da Platina/PR.

O nome da operação, “Elusorius”, em latim significa evasivo, fazendo referência à dificuldade em pegar algo. Isso se correlaciona com a natureza evasiva do crime investigado, associado ao comércio ilegal de diamantes.

Por RO em Pauta




Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas