30 de novembro de 2025 | Email: [email protected] | Telefone: (069) 98160-2636

Operação Marco Final cumpre mandados em RO e investiga rede de migração ilegal para os Estados Unidos

PF apura esquema que utilizava documentos falsos para enviar brasileiros ao exterior; ações no estado ocorreram em Ariquemes.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (27/11), a Operação Marco Final, com foco na apuração de uma rede responsável por promover a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. O estado de Rondônia teve papel central na investigação, que começou em 2023 após o recebimento de uma notícia-crime envolvendo fraude na emissão de passaporte de menor.

De acordo com a PF, o caso inicial tratava do uso de documento falso e de uma autorização fraudulenta para permitir que uma criança deixasse o país acompanhada da genitora, que posteriormente ingressou irregularmente em território norte-americano. A partir desse fato, os investigadores identificaram uma estrutura organizada atuando na facilitação da migração ilegal.

A 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia expediu sete mandados de busca e apreensão cumpridos em três estados. Em Rondônia, a ação ocorreu em Ariquemes/RO. Na Bahia, o cumprimento se deu em Feira de Santana, e em Minas Gerais, nas cidades de Tarumim, Alvarenga e São João das Dores.

Os investigados poderão responder pelos crimes de promover migração ilegal e integrar organização criminosa. As diligências continuam para aprofundar a identificação de outros possíveis envolvidos no esquema.

Da redação do Rondônia em Pauta





Mais notícias








Veja também