Ação contou com o apoio do ICMBio, do Exército Brasileiro, do Ibama, da Força Nacional e da Polícia Militar de Rondônia
A Polícia Federal, em colaboração com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Exército Brasileiro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Força Nacional e o 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), deflagrou entre os dias 10 e 13 de dezembro a Operação Andyrá, com o objetivo de combater o garimpo ilegal e promover a desintrusão de invasores na região de Mapinguari, em Rondônia.
Durante a ação, as equipes identificaram e documentaram os prejuízos ambientais provocados pelo garimpo ilegal. Os agentes encontraram e inutilizaram diversos equipamentos utilizados nas atividades criminosas, incluindo maquinários, motores, geradores elétricos, barracos, dois mil litros de diesel comum e três mil metros de mangueira. Também foram apreendidos uma espingarda e uma motosserra. Os materiais inutilizados e apreendidos somam um valor estimado de R$ 1.153.000,00 (um milhão, cento e cinquenta e três mil reais).
A operação mobilizou uma força-tarefa composta por quatro policiais federais, 20 servidores do ICMBio, 40 militares do Exército Brasileiro, dois servidores do IBAMA, oito policiais da Força Nacional e oito policiais militares do 5º BPM. A presença integrada dos órgãos de segurança e fiscalização foi fundamental para o cumprimento das metas estabelecidas e para a repressão das atividades ilícitas na região.
A Operação Andyrá reforça a importância da articulação entre diferentes instituições para proteger as áreas de conservação ambiental e combater os crimes que ameaçam a biodiversidade e as comunidades locais. A ação também busca enviar uma mensagem clara sobre a intolerância às atividades de degradação ambiental e o compromisso das autoridades em preservar o patrimônio natural do país.
Por Rondônia em Pauta