Foram apreendidos aproximadamente 100 m³ de toras de madeira extraídas de forma ilícita e três cartuchos de espingarda calibre 36
A Polícia Federal, em parceria com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o Batalhão de Polícia Ambiental e o grupo tático da Polícia Militar (PATAMO), deflagrou na última segunda-feira (25) a operação Kurumi’i, destinada ao combate de crimes ambientais na região oeste de Rondônia.
A ação ocorreu na Linha 24 C, localizada dentro da reserva indígena Igarapé Lage. Durante a operação, foram identificados diversos pontos de extração ilegal de madeira. No local, as autoridades apreenderam aproximadamente 100 m³ de toras de madeira extraídas de forma ilícita e três cartuchos de espingarda calibre 36, utilizados para proteção durante as atividades criminosas.
As investigações estão em andamento para identificar os responsáveis pelos crimes. Caso sejam confirmadas as autorias, os envolvidos poderão responder por desmatamento ilegal em área pública, bem como por porte ilegal de armas e munições.
A operação Kurumi’i reforça os esforços das autoridades para proteger territórios indígenas e combater a exploração ilegal de recursos naturais, que ameaçam tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais.
Por Rondônia em Pauta