A ação foi desencadeada a partir de alertas gerados por satélites que monitoram a região.
No dia 26 de dezembro de 2024, a Polícia Militar Ambiental, com apoio das equipes do Patamo e da Força Tática do 8° e 7° BPM, realizou uma operação que resultou na identificação de 8,071 hectares de floresta nativa desmatada ilegalmente na zona rural de Cacaulândia, localizada no estado de Rondônia. A ação foi desencadeada a partir de alertas gerados por satélites que monitoram a região.
Ao chegarem ao local, os agentes constataram indícios recentes de desmatamento, realizado com o uso de maquinário pesado. Durante a inspeção, uma escavadeira hidráulica Volvo, modelo EC140DLM, foi localizada e identificada como o equipamento utilizado no crime ambiental. Fotos do veículo e da área devastada foram registradas para documentação oficial, e a área foi imediatamente embargada conforme as normas legais.
Os responsáveis pela atividade ilegal foram identificados. A contratante do serviço e o operador do maquinário foram autuados e assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer à justiça quando convocados. A escavadeira foi apreendida e permanecerá sob custódia das autoridades até que sejam tomadas as devidas providências legais.
Com o embargo da área, busca-se permitir a regeneração natural da floresta desmatada. A Polícia Ambiental enfatizou a relevância do monitoramento por satélite para identificar e combater crimes ambientais e reafirmou seu compromisso em intensificar as ações de fiscalização, garantindo a preservação do meio ambiente e a responsabilização dos infratores.
Por Rondônia em Pauta