Na manhã desta segunda-feira (31), A.C.B., de 24 anos, foi até a residência de uma mulher e falou para seu filho que iria até a residência de José Basílio da Silva, de 57 anos, que é seu pai, para matá-lo e que supostamente estaria de posse de uma espingarda e uma motocicleta. A polícia foi informada, porém A.C.B. não foi localizado.
Por volta das 13 horas, a testemunha, que é vizinha de José, foi até a residência onde visualizou a motocicleta de A.C.B. estacionada em frente, porém notou a casa toda aberta e chamou por José, mas não foi atendida.
A testemunha novamente ligou para a polícia que foi até o local e após tomar conhecimento dos fatos deu início às buscas juntamente com familiares, porém sem êxito.
Em diligências, os policiais conseguiram identificar o endereço de A.C.B. em Vilhena, onde foi localizado. O serviço de inteligência de Colorado do Oeste deslocou-se até Vilhena, o prendeu, e efetuou a condução dele até o local dos fatos. Ele confessou a autoria dos fatos e descreveu a dinâmica do crime.
Segundo relatos de A.C.B., de 24 anos, este tinha um desentendimento com seu pai, por motivos financeiros e nesta segunda-feira (31) foi até a residência dele e aproveitou-se de um momento de descuido para desferir vários golpes com um pedaço de madeira na cabeça.
Seguidamente, usou um carrinho de mão para transportar o corpo do pai por aproximadamente 80 metros, onde cavou uma cova e enterrou o corpo.
No local, a Polícia Militar cavou parcialmente a cova vindo a localizar o corpo. O cadáver ficou a disposição da funerária Center Pax.