A Sicoob Credisul realizou ontem a sua 17ª Pré-assembleia 2023, de 35 que serão realizadas este ano, desta vez no munícipio de Humaitá, Amazonas, onde a cooperativa possui agência desde 2018. A gerente de agência Lidiana Martins deu boas-vindas aos cooperados e convidados, agradecendo a presença no evento mais importante na vida da cooperativa, onde o associado pode interagir com os dirigentes, tirar as suas dúvidas, ouvir e trazer propostas para serem levadas à Assembleia Geral. Lidiana também agradeceu ao Bispo Dom Antônio Fontineli, que cedeu o espaço do Centro Diocesano de Eventos Pastorais e Culturas para a realização do evento.
A apresentação dos resultados da agência, assim como os da cooperativa Sicoob Credisul e do Sistema Sicoob, foi dividida entre os diretores Vilmar Saúgo e Renato Doretto, e o presidente do Conselho de Administração, Ivan Capra. Em 2022 a agência de Humaitá cresceu mais de 50% o seu capital social, enquanto a carteira crédito registrou aumento de quase 100%. O número de cooperados também teve crescimento de 29%.
“Essa planície de terras muito férteis e a vocação da população para uma produção sustentável é uma receita perfeita para o crescimento do cooperativismo, que tem como essência distribuir desenvolvimento social, melhorar a qualidade vida das pessoas e desenvolver as comunidades. Estamos felizes com o que a gente viu em Humaitá, com os números da unidade, e a gente aposta que vamos crescer muito mais aqui no Amazonas, trazendo sustentabilidade ambiental e desenvolvimento econômico”, afirmou Vilmar Saúgo, diretor Executivo.
Conhecida como “Terra da Mangaba” e “Princesinha do Madeira”, a cidade de 57 mil habitantes está localizada a 205km de Porto Velho (RO), no entroncamento entre as rodovias Transamazônica e Manaus-Porto Velho. Fundada no século 19, é um dos berços culturais e intelectuais do Amazonas. Humaitá, que é banhada pelo rio Madeira, faz parte também do chamado “Arco Norte Amazônico”, com grande potencial agropecuário e logístico.
Capra falou sobre o momento político-econômico do Brasil e do mundo, sob a perspectiva de termos um País com grande potencial de crescimento em todas as áreas, e que o cooperativismo financeiro é um modelo de economia sustentável para fomentar esse desenvolvimento. “Para isso, precisamos divulgar o cooperativismo, trazermos cada vez mais pessoas para o nosso negócio”, ressaltou Ivan Capra.
Renato Doretto, diretor Regional, apresentou aos associados os números da Sicoob Credisul, que registra um impressionante crescimento desde a sua fundação, há 22 anos. Em 2022, a instituição registrou o expressivo resultado de R$ 263 milhões. Atualmente, a cooperativa possui 47 agências nos Estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre e Amazonas, com mais de 100 mil cooperados, e ativos que chegaram à casa dos R$ 5,5 bilhões.
O ex-jogador de futebol e empresário humaitaense Iriney Santos da Silva, que na década de 2000 atuou em vários clubes espanhóis, é associado da Sicoob Credisul, com 100% dos seus negócios na cooperativa. Segundo ele, a agência é como a extensão da sua casa. “É como uma família, com uma equipe sempre disponível para nos auxiliar!”, ressaltou o associado, proprietário de lojas do ramo de acessórios femininos e maquiagem, além de hotéis. Iriney também falou sobre a nova maquininha Sipag, com novas funcionalidades e mais segurança para as operações. “A nova versão é excelente”.
Os participantes da pré-assembleia também conheceram os candidatos aos conselhos Fiscal e de Administração da Sicoob Credisul, que serão eleitos pelos delegados no dia 29 de abril. Por fim, Saúgo trouxe o balanço social com os principais projetos socioambientais da cooperativa, como a construção do Hospital Cooperar, a Escola e Faculdade Favoo, Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena, Sicoob Saúde, e ações realizadas em Humaitá o ano passado.
Por Assessoria