Congresso reuniu grandes nomes do cenário nacional
Em sua primeira edição, o CoopMind – Congresso de Intercooperação e Inovação, realizado dias 18 e 19/05, em Vilhena (RO), superou as expectativas dos organizadores. Foram dois dias de conteúdo, uma verdadeira imersão no mundo do cooperativismo, com palestrantes de renome nacional que falaram sobre as principais tendências do cooperativismo, agronegócio, agenda ESG e inovação. O evento reuniu mais de 600 pessoas de Vilhena e de fora do Estado, entre dirigentes e colaboradores de cooperativas, empresários, estudantes e professores universitários, profissionais liberais e imprensa.
Realizado pela Sicoob Credisul e Faculdade Favoo, com apoio do Sescoop/OCB-RO, o congresso apresentou no primeiro dia “cases” de intercooperação da Escola e Faculdade Favoo, Copama e Sicoob Credisul, Hospital Cooperar e projetos sociais como Ong O Caminho, Expressão Mamaindê e Somos Todos Guaporé. No segundo dia, os palestrantes abordaram temas relacionados à inovação, com a participação ativa do público.
Além de tecerem elogios ao evento, os palestrantes destacaram o poder de transformação que o cooperativismo tem nas comunidades, e seu protagonismo natural, forte, intenso e inovador. “Evento excelente com grande compartilhamento de conhecimento”, destacou Marcos Fava Neves, o famoso Doutor Agro, especialista em agronegócio do canal de notícias CNN. “Considero um dos melhores eventos que participei, com uma atmosfera muito agradável, fruto da característica acolhedora do povo de Vilhena e da sede de saber dos que estiveram presentes”, declarou Rodrigo Casagrande, professor autor da disciplina ESG dos MBA da Fundação Getúlio Vargas.
Vindo diretamente de Brasília (DF) para o evento, o escritor e diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais no Sicoob, Ênio Meinen, trouxe o tema do cooperativismo como agente de transformação das comunidades, mostrando importantes indicadores de impacto positivo. “Esse é, sem dúvida, um marco na celebração de iniciativas concretas e com resultados promissores sobre intercooperação e impacto territorial positivo do empreendedorismo cooperativo. As entregas colideradas pela Sicoob Credisul servirão de inspiração para o cooperativismo brasileiro”, pontuou ele.
Alexandre Carrasco, palestrante e fundador da Repensando Negócios, de São Paulo, trouxe em sua apresentação exercícios práticos de inovação, fazendo o público interagir. “Evento incrível! Uma síntese do que o cooperativismo é capaz de proporcionar aos cooperados e à sociedade”, disse entusiasmado Carrasco.
“O CoopMind foi fantástico e teve o propósito de fortalecer o cooperativismo por meio da intercooperação e da inovação”, comentou Tiago Sartori, gerente de Inovação da Sicoob Credicitrus, cooperativa de Bebedouro (SP). Ele também não poupou elogios à Sicoob Credisul pela essência cooperativista que a instituição mantém em tudo o que faz.
“Esse foi o marco inicial para um processo de transformação da região. Aliar inovação, empreendedorismo e tecnologia é vital para o desenvolvimento das empresas, das pessoas e da sociedade”, ressaltou Dagoberto Trento, de Porto Alegre (RS), sócio da Innoscience Consultoria, que falou sobre startups e inovação.
A programação proporcionou aos participantes conhecer de perto projetos importantes de intercooperação através das visitas monitoradas ao Hospital Cooperar, à sede administrativa da Sicoob Credisul e Escola e Faculdade Favoo. Quase 200 pessoas participaram do tour. Carolina Torres, presidente da Favoo, destaca o sucesso do evento, assim como a felicidade em trazer à cidade um evento desse porte. “O evento foi um sucesso absoluto, superou as expectativas. Estamos tentando criar um novo ‘mindset’, trazendo a cultura de inovação com a qual o público mais jovem se identifica, e é uma novidade principalmente para aqueles que não participam de eventos desse porte onde acontece esse tipo de debate”.
Para Ivan Capra, presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credisul, o congresso foi a oportunidade de tornar Vilhena referência em intercooperação, mostrando toda a força do cooperativismo na região. “Nosso evento buscou pensar o cooperativismo e as cooperativas como agente de desenvolvimento. Em Vilhena, temos vários ‘cases’ de sucesso nascido a partir de intercooperação, a ideia é tornar o município referência. O evento faz isso. Hoje nossa cidade tem o maior índice de intercooperação e de desenvolvimento de cooperativas que geram grandes resultados”.
Na entrada do CoopMind foi instalada a Feira Coop, onde cooperativas produtoras da região, como Coopaiter, Reca Amazônia, CooperCacoal, Coopervags e La Coop puderam comercializar os seus produtos. O projeto Expressão Mamaindê, também estava presente, com uma série de artesanato e produtos desenvolvidos por jovens e mulheres Mamaindê, além das tradicionais pinturas corporais que eram feitas na hora. Outra novidade no evento foi a pesquisa de emissão de CO2 com participantes e fornecedores, em que é medido e neutralizado todo carbono produzido no congresso a partir de créditos de carbono comercializados pela empresa Ororo.
Encerrando a primeira edição do CoopMind, o Coral Sicoob Credisul emocionou os participantes com a apresentação ‘Vozes do Campo’, com 28 integrantes que trouxe grandes sucessos da música sertaneja raiz. Logo após a apresentação, os participantes seguiram para uma confraternização ao ar livre, onde foi servido um tradicional churrasco fogo de chão, que encantou a todos.
Por Assessoria