Medida dará mais agilidade, praticidade e economia de recursos públicos, eliminando pilhas de papeis
Após cerca de dois anos de estudos, treinamentos e implementações, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) realizou nesta semana o treinamento final para eliminação do trâmite de processos físicos, em papel, na Prefeitura de Vilhena. A partir de 1° de janeiro, todos os processos deverão ser criados e tramitados através de ambiente virtual. Servidores reforçaram em dois dias intensos de treinamento nestas terça e quarta-feira os conhecimentos sobre o sistema no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
“Inclusive, a partir de 1° de janeiro, qualquer pessoa que for protocolar qualquer documento nas secretarias da Prefeitura já deve trazer ele digitalizado em PDF. A informatização da administração é um objetivo do prefeito Eduardo e as cobranças dele são constantes para que consigamos implementar isso bem e o quanto antes. Naturalmente, a partir de janeiro iniciaremos o uso e ajustes surgirão. Contudo, Vilhena agora entra na era digital com peso”, explica o secretário municipal de Administração, Reginaldo “Shalom”.
Centenas de servidores se revezaram no treinamento durante a manhã e tarde dos dias 30 de novembro e 1° de dezembro. Ministrado tanto pelos servidores técnicos da Semad, profissionais da empresa BetterTech, quanto pelo secretário municipal de Administração, o evento marca a etapa final dos diversos encontros de treinamento, ajustes, planejamentos e melhorias feitas no sistema pelos servidores ao longo do ano. Estas etapas, por sua vez, foram precedidas de extenso planejamento no fluxograma de processos de todas as secretarias da Prefeitura, feito no ano passado.
“É um avanço sem igual. Pensamos no que é melhor para Vilhena e tomamos ações visando o futuro, mirando em serviços de qualidade e na gestão eficiente dos recursos públicos. O processo eletrônico é uma síntese de tudo isso, pois se combina com o que há de mais moderno na administração pública atualmente, dando mais produtividade aos servidores e condições de trabalho melhores”, explica o prefeito Eduardo Japonês.
O sistema permitirá a criação de documentos, o envio para outras secretarias e órgãos públicos, o acompanhamento da tramitação, bem como facilitará a pesquisa de arquivos, informações e dados em geral.
Semcom