Adelino faleceu aos 32 anos em acidente de trânsito ocorrido no dia 11 de outubro de 2020, na BR-174, entre Vilhena e Comodoro
Na terça-feira (16), a Câmara de Vereadores de Vilhena aprovou, de forma unânime, o projeto de lei que denomina e oficializa Rua Radialista Adelino Lima, a atual Rua 339 do Bairro Parque Industrial Tancredo Neves em Vilhena. Colegas da rádio Onda Sul e familiares prestigiaram a aprovação da lei.
O projeto é de autoria do vereador Wilson Tabalipa com iniciativa do vereador França Silva da Rádio.
Tabalipa justificou a homenagem em razão do importante trabalho desempenhado pelo radialista Adelino Lima na apresentação dos programas jornalísticos: Jornal da Manhã e Jornal Onda Sul, da Rádio Onda Sul FM. No qual exerceu com louvor e responsabilidade a função de informar e debater assuntos de interesses da população de Vilhena, obtendo importante destaque.
Como comunicador, Adelino estimulou a reflexão de assuntos gerais voltados para o interesse de todos enquanto comunidade, pautados pela ética jornalística. Adjetivos esses que sempre nortearam o Radialista Adelino Lima enquanto comunicador.
A perda do jovem radialista, filho dessa terra, causou comoção popular, o que leva à reflexão de que era uma pessoa de indubitável importância para o município.
Biografia
Adelino Lopes de Araújo Lima, nascido em 20 de dezembro de 1988, em Vilhena /RO, filho de Adão Lopes de Lima e Maria Aparecida de Araújo Lima. Foi casado com Eliziane Santos da Silva, e pai de Maria Clara dos Santos Lima, de 5 anos, e Ana Heloísa dos Santos Lima, de 8 meses.
Adelino Lima, nome profissional o qual era reconhecido, sempre foi apaixonado pela comunicação. Teve o primeiro contato com o rádio na Rádio Vilhena AM entre os anos de 2002 e 2003, primeiro como ouvinte e depois como aprendiz.
Contudo, teve a primeira oportunidade profissional na antiga Meridional FM em 2004, após ser aprovado em teste para locutor musical. Passando depois pela Rádio Planalto e Onda Sul FM.
Em 2014, morando em Campos de Júlio Mato Grosso onde trabalhou como taxista, conheceu sua esposa e casaram-se meses depois.
No ano seguinte, em 2015, depois de alguns anos longe da comunicação, Adelino Lima retornou para Vilhena e volta para a comunicação. Ser instrumento de informação estava no sangue, em seu retorno deixou a locução musical de rádio e passou a ser repórter policial da afiliada da TV BAND. Após 2 anos na emissora, Adelino mudou-se para Cacoal onde continuou com a missão de levar informação aos lares de dezenas de cacoalenses através da TV Allamanda e Rádio Clube FM.
Em outubro de 2017, Adelino perdeu de forma trágica a mãe, e sentindo a perda de sua genitora, no ano seguinte decide retornar para Vilhena e começa uma jornada de destaque na Rádio Onda Sul FM, onde por dois anos esteve a frente de dois dos programas radiofônicos de maior audiência do município, o Jornal da Manhã e Jornal Onda Sul.
Com maestria noticiou, entrevistou autoridades políticas local e estadual, abriu espaço para pessoas de todas as formações e classes, sempre as tratando como iguais.
Da redação do Rondônia em Pauta