CBF exige seis clubes em competições estaduais, Federação de Futebol do Estado de Rondônia pediu reconsideração
O novo Regulamento Geral de Competições (RGC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicado recentemente apresenta mudanças nos critérios de participação dos clubes em competições nacionais. A partir de 2023 o novo RGC da CBF passa a reconhecer somente as competições estaduais com a participação mínima de seis clubes.
A partir de 2023 as competições de futebol feminino estaduais devem ter no mínimo seis clubes, destes quatro profissionais. Devido à desistência da equipe do Barcelona de Vilhena no estadual de 2022, o Estado de Rondônia não terá representante no Campeonato Brasileiro Feminino Série A3 em 2023.
Confira trecho no novo Regulamento Geral de Competições 2023:
“Art. 25 – Tratando-se da realização de torneio seletivo ou competição equivalente no âmbito das Federações estaduais com o objetivo de classificar Clubes para certames nacionais, tais torneios somente serão reconhecidos pela CBF se disputados por, no mínimo, 6 (seis) Clubes, sendo ao menos 4 (quatro) Clubes do principal campeonato profissional organizado pela Federação”
“Paragrafo 2º – Em caso de desconformidade ou descumprimento dos critérios técnicos de atribuição de vaga para participação e de requisitos dos torneios seletivos previstos no presente regulamento, caberá sempre à CBF a definição da atribuição da vaga”
RGC da CBF – Clique Aqui
Ofício Departamento de Competições CBF – Clique Aqui
A Federação de Futebol do Estado de Rondônia, fez um pedido de reconsideração à CBF, mas recentemente a CBF encaminhou às federações ofício descriminando as equipes participantes e informações referentes ao Brasileiro Feminino Série A3, deixando Rondônia de fora.
Ofício da FFER de Reconsideração enviado a CBF – Clique Aqui
Por Rondônia em Pauta