Apesar de ter sido registrado um aumento no número de casos no município de Vilhena, eles não foram em decorrência da nova variante, e sim, da maior circulação da população nas ruas.
Nesta segunda-feira (6), o secretário estadual da saúde, Fernando Máximo, divulgou um vídeo anunciando que foram detectados 7 casos da variante Delta do Coronavírus no estado de Rondônia. Assista ao vídeo:
A preocupação com a variante Delta é a maior transmissibilidade, o que pode aumentar o número de casos e, em consequência, o número de internações e um maior número de óbitos em Rondônia.
Segundo o secretário: “Esta é uma notícia que não queríamos dar, mas acaba de ser confirmada. Só as duas doses da vacina poderão conter o avanço”, alertou Máximo, orientando para procurar os postos de saúde para tomar a vacina.
O Rondônia em Pauta confirmou que os municípios onde os casos da variante Delta foram detectados são: um em Cacoal, um em Ouro Preto do Oeste, dois em Jaru, um em Ariquemes, um em Porto Velho e um em Guajará Mirim.
A Sesau ainda informou que entre os infectados estão cinco mulheres e dois homens, com idades entre 23 e 60 anos.
Desses sete, apenas uma mulher de 60 anos já havia tomado as duas doses da vacina contra Covid-19. Outros quatro pacientes se vacinaram com a primeira dose e dois ainda não tomaram nem a primeira dose do imunizante.
“Ou seja, [esses dois últimos] estavam atrasados no calendário vacinal porque o de menor idade tem 23 anos e já deveria ter tomado pelo menos a primeira dose da vacina”, disse o secretário estadual de saúde, Fernando Máximo.
Saiba quais os sintomas mais comuns da delta
Pessoas infectadas com a delta não apresentam tanta tosse, falta de ar ou perda de paladar e olfato, como é mais comum com a cepa original do coronavírus. Os sintomas mais comuns da delta são:
- dores de cabeça
- dor de garganta
- coriza (nariz escorrendo)
- febre
Esse quadro pode ser confundido facilmente com um resfriado comum, o que acaba levando muitas pessoas a não procurar atendimento e à possibilidade de contaminar outras sem saber que estão com covid. É importante fazer os testes de detecção para estabelecer o diagnóstico correto.
Da redação do Rondônia em Pauta