A Santa Casa publicou nas redes sociais que se tratava de uma UTI Neonatal
Neste sábado, 11, a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes admitiu que, apesar de realizar grande evento de inauguração na sexta-feira (10), na verdade, não inaugurou a UTI Neonatal. Após postagens da vereadora Professora Vivian (LEIA AQUI), a entidade se manifestou em seu perfil do Instagram oficial confirmando as acusações da parlamentar, que afirmou que não há médico neonatologista na unidade, que um recém-nascido teve de ser transferido para Ouro Preto d’Oeste nesta madrugada e acrescentando que levará dias para estruturar o local, que não será UTI, mas apenas “Unidade Neonatal”.
“Essa é a realidade atual do Hospital Regional de Vilhena. É isso que estamos trabalhando para mudar. Por isso, ontem inauguramos a nova unidade neonatal e maternidade do Hospital! Os equipamentos já foram instalados e estão em testes no Hospital. Nos próximos 3 dias estaremos transferindo aos poucos os atendimentos!”, diz o texto publicado em stories da Santa Casa de Chavantes sobre o vídeo da vereadora. Confira o stories feito em resposta à vereadora:
A Santa Casa, presidida pelo diretor médico formado em Marketing, Anis Ghattás, confirmou que não foi inaugurada uma UTI Neonatal, mas sim uma “Unidade Neonatal”, com capacidade de lidar apenas com casos mais leves, sendo ainda necessário transferir para outras cidades os casos graves que necessitem, de fato, de uma UTI Neonatal, finalidade para a qual o prédio foi construído pela Justiça do Trabalho e doado à Prefeitura.
Ver essa foto no Instagram
O termo “Unidade Neonatal”, presente no texto pós-evento da Prefeitura (VEJA AQUI) e também no convite enviado um dia antes da “inauguração”, contraria publicação oficial da própria Santa Casa em 1° de fevereiro, que anunciava a inauguração da UTI Neonatal. Na postagem, que traz também um vídeo do vereador Dhonatan Pagani, está escrito no primeiro parágrafo: “A Santa Casa de Chavantes já iniciou as obras para inauguração da Nova Maternidade, UTI Neonatal e Readequações do Instituto do Rim” (O grifo é nosso). Assista ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Também contraria a fala do prefeito Delegado Flori, feita no PodCast Ideias, na noite do dia anterior à inauguração. Ele afirma que seria inaugurada uma UTI Neonatal no dia seguinte. “Os senhores verão, agora em 10 dias, praticamente, 15 dias, não mais que 20 [desde o início do contrato da Santa Casa], estaremos inaugurando a Maternidade, a UTI Neonatal, tão sonhada, e o novo Instituto Ruim. Vinte dias! Eu convido o senhor, vai ser amanhã, às 9 horas, vá lá ver ver a qualidade do que está sendo entregue em 20 dias”, garantiu. Assista:
Desavisados, muitos comemoraram nas redes sociais a inauguração da “UTI Neonatal”, citando relatos que inclusive foram curtidos pela página oficial da Prefeitura, sem a correção da informação.
O deputado federal Dr. Fernando Máximo foi embora de Vilhena acreditando que tinha inaugurado uma UTI Neonatal, confira:
Ver essa foto no Instagram
Vereador também acreditou estar inaugurando uma UTI Neonatal e interage com deputado federal:
Ver essa foto no Instagram
Da redação do Rondônia em Pauta