Campanha de conscientização e acolhimento teve Missa de Abertura neste domingo, 12
Preocupada com os efeitos nocivos do álcool em muitas vidas e famílias, a Igreja Católica de Vilhena realiza uma campanha de oito dias para acolher dependentes de bebidas e conscientizar a população sobre o tema dos dias 12 a 19 de fevereiro. A Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo teve uma missa especial de abertura na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, às 9h, neste domingo.
Durante a semana a Pastoral da Sobriedade oferecerá apoio aos dependentes químicos e aos seus familiares na terça-feira, às 19h30, na Sala de Catequese da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Esta é, inclusive, uma programação fixa da Sobriedade, que atende dezenas de pessoas em processo de recuperação.
O encerramento da Semana de Combate ao Alcoolismo na cidade acontece na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no dia 19 de fevereiro, também em missa especial, a partir das 9h. Adicionalmente, no dia 21 de fevereiro, às 19h30, haverá celebração da Pastoral da Sobriedade na capelinha da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.
A Igreja Católica ressalta que a Pastoral da Sobriedade é uma ação conjunta que busca a integração entre todas as pastorais, movimentos, comunidades terapêuticas, casas de recuperação e voluntários para, “através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão”.
Fundamentada em cinco frentes de atuação (Prevenção, Intervenção, Reinserção Familiar e Social e Atuação Política), a estratégia da pastoral envolve também 12 passos necessários para o interessado em se ver livre do abuso de bebidas: Admitir, Confiar, Entregar, Arrepender-se, Confessar, Renascer, Reparar, Professar a Fé, Orar e Vigiar, Servir, Celebrar e Festejar.
Ativa em disseminar a mensagem de prevenção e recuperação do alcoolismo, o último grande evento da pastoral aconteceu em junho de 2022 com uma multidão de ciclistas tomando as ruas e avenidas da cidade na XII Pedalada pela Vida, que contou também com sorteio de bicicletas.
Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone fixo da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, 3321-2258.
Texto e fotos: Assessoria