Nesta terça-feira, 24, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) iniciou as inscrições para preenchimento de 2.100 vagas de cursos gratuitos para o primeiro semestre de 2024. Para a Aprendizagem Industrial Básica, o SENAI-RO está disponibilizando 385 vagas na modalidade presencial e 1.190 na Educação a Distância (EAD). Já na Aprendizagem Industrial Técnica, estão sendo disponibilizadas 105 vagas para a modalidade presencial e 420 para Ensino a Distância (EAD).
A primeira chamada as vagas são para atender as demandas da indústria, cujo prazo para entrega de relação dos jovens indicados pelas empresas contribuintes vai de 24 de outubro a 16 de novembro de 2023. O período de matrículas para candidatos classificados no Processo Seletivo vai de 17 de novembro a 8 de dezembro deste ano. A segunda chamada é direcionada aos candidatos da comunidade, cujas inscrições vão de 17 de dezembro a 7 de janeiro de 2024. Início das aulas 29 de janeiro.
“O objetivo principal é contribuir para que a indústria local continue se fortalecendo e o SENAI fazendo sua parte quanto à qualificação de mão de obra”, afirmou o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho. “Se você é de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena ou de um dos demais municípios de Rondônia, não deixe escapar essa oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Seja um dos selecionados para o Programa de Gratuidade (cursos presenciais e EAD) e trilhe o caminho do sucesso com a excelência do SENAI Rondônia”, disse.
Os cursos básicos são exclusivamente para jovens de 14 a 23 anos e escolaridade a partir do 9º ano do ensino fundamental. Já os cursos técnicos são direcionados a jovens também de 16 a 23 anos, porém com exigência de escolaridade a partir da 2ª série do ensino médio. “Prepare-se para uma jornada de sucesso. Domine conhecimentos teóricos e práticos e esteja um passo à frente no mercado de trabalho. Aproveite essa chance única de transformar sua vida. Mergulhe em conhecimentos muito relevantes que abrirão portas para um futuro brilhante”.
Outro ponto ressaltado pelo gerente, é a importância da leitura dos editais, pois nele constam todos os requisitos, prazos e documentação necessária para a efetivação da inscrição do candidato.
Conforme o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, o programa de gratuidade preza principalmente, pela inserção do indivíduo de baixa renda nesse mercado de trabalho tão competitivo, mas de forma técnica e com alta qualidade na capacitação do futuro profissional (presencial e EAD). ”Todos que fizerem a opção, as aulas no formato EAD, a gratuidade também beneficiará os jovens rondonienses que residem nas cidades onde não temos unidades físicas do SENAI, necessitando apenas sua presença no período em que ocorrerem as aulas práticas”, ponderou.
Por assessoria