sexta-feira, 3 maio, 2024
Sexta-feira, 03 de maio de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909




Sicoob Credisul doa sistema de monitoramento de incêndios para o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães no MT

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, conta agora com câmeras e sistema de monitoramento ambiental para ajudar na prevenção de incêndios e queimadas. O equipamento foi doado pela cooperativa de crédito Sicoob Credisul. A inauguração oficial aconteceu nesta quinta-feira, 17 de agosto, na base descentralizada da Defesa Civil do município.

No evento, estavam presente Vilmar Saúgo, diretor executivo da Sicoob Credisul, Jesse Martins, gerente regional da Sicoob Credisul no Mato Grosso, e Milton Jurandi, executivo de negócios da Sicoob Credisul. Também estavam na inauguração o Tenente Coronel Lupércio Cabral, o Fernando Silva, coordenador e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade -ICMBio, e o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner.

O equipamento possui uma tecnologia inovadora e foi instalado pela empresa CEOS Agro Intelligence, de Vilhena (RO). Segundo Fernando Silva, as câmeras têm um raio de visão de aproximadamente 15 km que podem identificar colunas de fumaça de qualquer foco de queimada no parque. Assim, a equipe é enviada de imediato para o combate.

Os equipamentos já têm facilitado os serviços. De acordo com o chefe de Defesa Civil, Robson Barbosa, seis focos já foram identificados e combatidos com o auxílio das câmeras.

Entre as instituições financeiras que abraçaram com afinco a responsabilidade socioambiental, a Sicoob Credisul se destaca como um exemplo notável apoiando ações que promovem o bem-estar da sociedade e a preservação do meio ambiente.

Vilmar Saúgo expressou sua profunda satisfação em participar desse momento significativo e enfatizou o compromisso da Sicoob Credisul com as demandas das instituições dedicadas a prestar serviços à comunidade.

“É satisfatório ver que com a doação do Sicoob Credisul, podemos contribuir com a proteção dessa área de reserva muito grande, que todo ano é agredida pelo fogo. Nossos princípios cooperativos são esses, além de não cobrar taxa do associado, devolvemos para a comunidade o lucro que ajudou gerar, e é com esse recurso que a gente faz esse tipo de doação”.

Osmar Froner expressou gratidão à cooperativa Sicoob Credisul e afirmou que a tecnologia não ajudará a preservar apenas a natureza em relação às queimadas, mas também contribuirá para a saúde humana.

“Só temos que agradecer por nos dar esse presente para a Chapada dos Guimarães. Somos um dos primeiros e tenho certeza de que seremos projeto piloto para expandir esse serviço no Mato Grosso, uma região tão afetada pelas queimadas, visando a preservação da natureza como forma de proteger a vida”, afirmou o prefeito.

Por Assessoria




Mais notícias





Veja também

Pular para a barra de ferramentas