A formação foi patrocinada pela Sicoob Credisul que possui uma unidade no distrito, e teve como foco auxiliar os produtores na tomada de decisões sobre os melhores investimentos e mudanças na propriedade, além de entendê-la com uma empresa. O total de 17 pessoas fizeram o curso, dentre os participantes estavam filhos e esposas de cooperados.
Segundo Victor Paiva, no primeiro dia do curso, realizado no sábado, 9 de outubro, os participantes tiveram contato com a ferramenta de balanço patrimonial; aprenderam detalhes sobre os recursos e a necessidade de equilibrá-los. No domingo, 10, os produtores conheceram como funciona a elaboração da planilha de custos da atividade leiteira de acordo com a realidade local.
“Agradecemos em nome da VPS o Sicoob Credisul por essa visão estratégica. Esperamos mais parcerias como essa para que possamos atender outros grupos de produtores de diversas atividades para profissionalizar a gestão e controle das propriedades rurais, e melhorar sua qualidade de vida”, destacou.
Hemilliany Vilela da Silva, gerente de negócios da Sicoob Credisul em Triunfo, disse que a proposta do curso partiu de uma necessidade de produtores rurais aprenderem a desenvolver uma gestão mais rígida dos patrimônios. “A formação foi de suma importância para os produtores rurais da região, pois mostrou a realidade deles”.
Para Josnei Nicolau Wolfart, presidente da Cooperlat, a capacitação alcançou resultados positivos. “Percebemos que nossa prioridade agora é uma indústria, pois, compramos insumos e entregamos produtos prontos para o mercado. Temos a obrigação de levar uma gestão diferenciada. O curso serviu para abrir nossas mentes e ver que precisamos unir forças para poder baixar o custo de produção e aumentar nossos lucros. Estamos muito gratos pela oportunidade que o Sicoob Credisul nos ofereceu e ao professor Victor Paiva por abrir novos horizontes”, enfatizou.
Jéssica Cristina Rodrigues dos Santos
Marketing, Comunicação e Projetos Sociais