Este ano, 21 pessoas já foram detidas em Rondônia por furto de energia
Na última semana, equipes de fiscalização da Energisa realizaram uma operação para coibir o furto de energia elétrica em Porto Velho. Durante a ação, foram identificadas irregularidades em um estabelecimento comercial e uma panificadora na zona leste da cidade, além de um hotel localizado na região central. Diante das constatações, a Polícia Militar e a Polícia Técnico-Científica foram acionadas, o que resultou na prisão em flagrante de três pessoas.
Desde o início de 2025, já foram registradas 21 detenções relacionadas a esse tipo de crime no estado de Rondônia. O furto de energia elétrica é uma infração prevista no Código Penal, com pena que varia de um a quatro anos de reclusão. Além de ser ilegal, essa prática apresenta riscos à segurança, pode sobrecarregar a rede elétrica, comprometer a qualidade do fornecimento e gerar prejuízos para a sociedade. Isso porque afeta a arrecadação de ICMS, que poderia ser destinado a serviços essenciais como saúde e educação.
De acordo com Clayton Dias, coordenador de Combate às Perdas da Energisa, esse tipo de crime também impacta diretamente os consumidores que pagam suas contas regularmente, já que os custos gerados podem influenciar no aumento da tarifa de energia.
A população pode colaborar denunciando casos de furto de energia de forma anônima pelos telefones 190 (Polícia Militar) ou 0800 647 0120 (Energisa).
Por Rondônia em Pauta