Proteção contra a covid-19 é vital para fim da pandemia, alerta Secretaria Municipal de Saúde
Na última semana, cerca de 300 pessoas que estavam com doses atrasadas da vacina contra a covid-19 receberam a imunização em uma ação itinerante da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com apoio de alunos enfermagem da Fimca. Nesta terça-feira, 21 de dezembro, das 8h às 12h, será a vez da avenida Melvin Jones ser contemplada com a iniciativa. É necessário apresentar cartão de vacinas e documento pessoal com foto para receber a imunização.
“A pandemia só vai acabar quando as pessoas se vacinarem com todas as doses, e isso deve ser feito o quanto antes para evitarmos que a multiplicação do vírus dê a oportunidade de ele evoluir para uma nova cepa resistente às vacinas atuais. Na última semana fizemos a vacinação itinerante nas avenidas Major Amarante e Paraná. E todos estavam com doses atrasadas, portanto são 300 pessoas a menos que talvez não se vacinassem caso não fôssemos atrás delas”, explica a enfermeira Jaquelline Monte Stevanato.
A Secretaria alerta que, com a chegada das festas de fim de ano, acompanhadas de reuniões familiares, é importante que todos estejam com as doses de vacina em dia, tanto para proteger a quem recebe a vacina quanto aos familiares e amigos.
Ainda é considerada pela Prefeitura de Vilhena a hipótese da a cidade estar passando por um surto de gripe H3N2, como diversos outros estados, o que facilita a transmissão de outros vírus respiratórios, entre eles a covid-19, devido ao vírus ser carregado por partículas de saliva expelidos durante a fala, em espirros ou presentes nas superfícies de objetos tocados por mãos contaminadas.
Semcom