- - Telefone: WhatsApp: (69) 9 8160-2636













Vídeo: saiba o verdadeiro local onde onças foram filmadas

Filmagem já foi atribuída a vários lugares em Rondônia e no Mato Grosso

O vídeo do casal de onças-pintada já foi atribuída a diferentes locais nos estados de Rondônia, Mato Grosso e até Minas Gerais. Um desses vídeos chegou até a redação do Rondônia em Pauta, em que o áudio afirmava que as onças teriam sido vistas em Colorado do Oeste (veja aqui).

Devido ao alcance do jornal, mais de mil comentários (e o número só sobe) de internautas apareceram afirmando de que as onças foram vistas em diversos locais, tanto em Rondônia, no Mato Grosso e Minas Gerais, e em cidades diferentes em cada estado. Mas nossa redação foi atrás e descobriu o verdadeiro local onde as onças foram filmadas. O local foi revelado por uma reportagem do g1 no dia 20 de junho de 2023, confira:

“Parece cena de filme”. Essa foi a primeira coisa que o produtor de eventos Luís Cláudio Gonçalves do Nascimento, mais conhecido como Broca, pensou ao se deparar com um casal de onça-pintada atravessando a BR-262, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. (Assista o vídeo acima).

Ao g1, Broca relatou que foi surpreendido com o encontro inesperado enquanto voltava de viagem com um grupo de amigos.

“Até agora estou em êxtase, ficamos todos sem reação, parecia cena de filme. Fiquei em choque na hora e ainda estou, eu desejo que todos de Mato Grosso do Sul ainda possam encontrar uma onça-pintada. Foi uma sensação única que nunca vou esquecer”.

Nas imagens, é possível ver o momento em que os felinos saem da mata em direção a pista. As onças olham para o veículo e seguem caminhando tranquilamente para o outro lado da rodovia. Depois, as duas onças entram no mato.

Depois do avistamento, o grupo de amigos seguiu viagem e as onças correram para uma área de mata às margens da estrada. Segundo o produtor de eventos, ver uma onça-pintada de perto é um presente que não tem valor financeiro.

“Tava voltando para Corumbá, depois de passar o fim de semana em Campo Grande. Eu moro no Pantanal e depois de uma cena como essa você começa a dar mais valor ao que a nossa região tem, não tem nada que pague isso”.

O que fazer ao encontrar uma onça-pintada?

Apesar de viverem nas matas fechadas, as onças, por vezes, são avistadas em ambientes urbanos. O médico veterinário e coordenador do projeto Felinos Pantaneiros, Diego Viana, explica o que deve ser feito ao se deparar cara a cara com uma onça-pintada.

Apesar do susto, o importante é manter a calma ao avistar uma onça-pintada. Como o ser humano não se parece com as presas comuns dessa espécie, ela não irá reconhecer de imediato uma pessoa como potencial alimento, aponta o médico veterinário.

“O comportamento correto é manter o contato visual, não virar e sair correndo, senão você vai ter o mesmo comportamento de uma presa e assim como um gato ela vai querer brincar com você. Aqui no Pantanal é muito comum as pessoas falarem: ‘a onça não te ofende, ela só se defende”, comenta Viana.

O médico veterinário comenta que já cruzou com onças-pintadas três vezes enquanto estava caminhando. Segundo ele, seguindo as orientações acima, a onça foi a que se recuou primeiro.

“Em nenhum momento eu precisei me afastar, ela se afastou primeiro. A gente manteve o contato visual e ela foi embora”, conta.

A reportagem do g1 pode ser encontrada aqui: VÍDEO: casal de onças-pintada é flagrado por grupo de amigos em rodovia no Pantanal: ‘cena de filme’

Da redação do Rondônia em Pauta





Mais notícias





Veja também

Pular para a barra de ferramentas