sexta-feira, 18 outubro, 2024
Sexta-feira, 18 de outubro de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909








Vigilância Sanitária inicia cadastro para castração gratuita de cães e gatos em Vilhena

O projeto é voltado para as famílias registradas no Cadastro Único (CadÚnico) e ONGs

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária, informa que, a partir de 21 de outubro, será aberto o cadastro para a castração gratuita de 240 cães e gatos machos.

A iniciativa é resultado de uma emenda parlamentar do vereador Dhonatan Pagani, com a destinação de R$ 239.248,58 para a execução do projeto, com o objetivo de controlar o crescimento populacional desses animais no município, que atualmente não possui um centro de zoonoses para atender à demanda.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Edvaneide Caçula, neste primeiro momento, a prioridade será dada aos machos, pois eles podem procriar com várias fêmeas, contribuindo para o aumento do número de animais de rua. “Um macho pode gerar de 10 a 15 novas ninhadas, além de representar risco de transmissão de doenças”, explicou.

Das 240 vagas disponíveis, 60% serão destinadas à população de baixa renda,  inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), enquanto os 40% restantes serão direcionados a associações de proteção animal e Organizações Não Governamentais (ONGs) devidamente registradas e qualificadas.

Os interessados devem procurar a clínica veterinária Universo Pet, localizada na Av. Major Amarante, 4368, no Centro, ou ligar para o telefone (69) 98410-5717, para realizar o primeiro atendimento. Após essa etapa, um veterinário da Vigilância Sanitária realizará uma visita domiciliar. Durante esse processo, os animais passarão por uma avaliação para verificar se estão em condições de saúde adequadas para que a castração seja agendada. O pós-operatório será de responsabilidade dos proprietários.

Edvaneide Caçula destacou que este é o primeiro de muitos projetos voltados ao controle populacional e que outras ações serão implementadas até que o centro de zoonoses seja consolidado em Vilhena.

Fonte: Semcom





Mais notícias





Veja também

Pular para a barra de ferramentas