Escola também recebeu R$ 100 mil

A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF) 2024 trouxe uma grande conquista para a Escola Municipal Progresso da área rural de Vilhena. A aluna Letícia Buson Barbosa, do 6º ano, obteve a medalha de bronze na competição, garantindo à instituição a participação em um sorteio especial de R$100.000,00.
Tudo começou em 19 de agosto de 2024, quando o professor Jivanildo Coelho Martins, licenciado em Matemática e responsável pela OLITEF na escola, recebeu uma mensagem informando sobre a olimpíada. Entusiasmado com a oportunidade, ele buscou informações no portal do evento, inscreveu a escola e cadastrou os alunos. O desafio foi recebido com empolgação pelos estudantes, apesar da consciência sobre a dificuldade da prova.
Os professores da escola também se envolveram no projeto. Seis docentes participaram de uma formação online sobre o Tesouro Direto, um dos requisitos para a premiação da competição. Após semanas de dedicação, a espera pelo resultado foi marcada pela ansiedade, especialmente para Letícia e seus colegas.
Com a confirmação da medalha de bronze, a Escola Progresso passou a atender aos critérios do sorteio. Embora o resultado do sorteio tenha sofrido um atraso na divulgação, a premiação finalmente se tornou realidade: a escola recebeu um kit de Laboratório de Informática, que será instalado assim que houver um espaço físico adequado providenciado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
A cerimônia de entrega das premiações ocorreu em Brasília no dia 19 de março de 2025. Além da conquista de Letícia, a estudante Júlia Maria da Silva Vargas, do 7º ano, também foi reconhecida com um Certificado de Honra ao Mérito. Ainda em março, será divulgada a lista dos quatro professores da escola que participaram da formação e que serão contemplados com títulos públicos do Tesouro Selic.
O professor Jivanildo expressou sua gratidão a todos os envolvidos e ressaltou a importância da conquista para a motivação dos alunos e educadores. “Essa conquista veio em boa hora, pois estava muito desmotivado, frustrado com a profissão!” afirmou. Ele reforçou ainda a esperança por melhores condições para a educação e a continuidade de projetos que incentivem o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes.
Por Rondônia em Pauta