12 de novembro de 2025 | Email: [email protected] | Telefone: (069) 98160-2636

Vilhena intensifica vacinação contra o sarampo: crianças de 9 a 11 meses devem receber dose zero

Vilhena (RO) – A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vilhena, em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Governo do Estado de Rondônia, iniciou uma campanha de intensificação da vacinação contra o sarampo em todo o território estadual. A medida visa proteger principalmente as crianças de 9 a 11 meses de idade, que devem receber uma dose zero da vacina.
A ação emergencial ocorre diante do cenário crítico de risco de reintrodução do vírus do sarampo no Brasil, e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal em um dos públicos mais vulneráveis à doença.
“Essa dose não substitui as aplicações previstas no calendário vacinal regular. Trata-se de uma proteção extra e temporária, fundamental para este momento de alerta”, destaca o comunicado oficial da campanha.
Quem deve se vacinar:
•Crianças de 9 a 11 meses: Devem receber a dose zero agora. Essa aplicação não substitui as doses da rotina.
•Pessoas de 12 meses a 29 anos: Devem receber duas doses conforme o calendário nacional de imunização.
•Pessoas de 30 a 59 anos: Devem tomar uma dose única da vacina.
As autoridades de saúde orientam que os pais ou responsáveis procurem o posto de saúde mais próximo de suas casas para garantir a imunização de seus filhos. O sarampo é uma doença altamente contagiosa e pode levar a complicações graves, especialmente em crianças pequenas.
A campanha também convoca a população a colaborar na disseminação das informações:“Compartilhe esta informação e ajude a proteger nossas crianças!”.
A vacinação é gratuita e fundamental para manter a população protegida contra doenças que já haviam sido controladas no país. A ação em Rondônia faz parte de uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Saúde.
Para mais informações, procure a unidade de saúde mais próxima ou acesse os canais oficiais da Prefeitura de Vilhena.
Por Herbert Weill




Mais notícias








Veja também

Pular para a barra de ferramentas