sexta-feira, 20 setembro, 2024
Sexta-feira, 20 de setembro de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909





Vilhena já registrou 1.538 novos casos de covid só no mês de janeiro

TESTAGEM AJUDA A IDENTIFICAR casos positivos e promover isolamento em prevenção à transmissão (Foto: Semcom)

Dados foram compilados após o drive-thru realizado neste domingo, 30, em frente à Câmara Municipal de Vereadores

Com a ação revelando casos na cidade, janeiro se tornou o segundo pior mês da pandemia em número de novos casos conhecidos, perdendo apenas para janeiro de 2021. São até este domingo 1.538 novos casos conhecidos em janeiro, o que registrou a maior média de sete dias de novos casos de toda a pandemia.

A testagem em massa teve início às 8 da manhã e se estendeu até pouco mais das 13h30, com servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), com presença do secretário de estado de Saúde, Fernando Máximo, e do vice-governador Zé Jodan.

Foram disponibilizados 1200 testes, mas só foram realizados 882 testes, talvez a chuva que caiu tenha impedido de fazer todos os testes. Foram 353 pessoas que testaram positivo, saindo do local com atestado médico para isolamento e orientações necessárias para início do tratamento, um percentual de 40% de positividade na região. Os 318 testes que sobraram estão à disposição da secretaria municipal de Saúde.

Por meio de sua assessoria, a secretária municipal de Saúde, Weslaine Amorim, alertou para a necessidade da população continuar mantendo os cuidados e tomando as doses necessárias da vacina. “Estamos tendo cerca de 300 atendimentos diários, uma sobrecarga aos servidores que já estão enfrentando mais uma alta de positivos. Sabemos da eficiência da vacina na proteção a casos mais graves, mas mesmo os casos leves, causam uma procura nas unidades de saúde. Então, vamos reforçar os cuidados, com a segurança que a vacina traz, às vezes baixamos a guarda, mas é preciso manter os cuidados, dentro do possível o distanciamento e quem ainda não tomou a primeira dose, ou está com a segunda ou de reforço atrasada, que procure o Senac durante a semana, das 8h às 13h, na quarta temos horários noturno. É de extrema importância para que possamos voltar a normalidade dentro do possível”, completa.

Da redação do Rondônia em Pauta




Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas