quinta-feira, 19 setembro, 2024
Quinta-feira, 19 de setembro de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909





Vilhena: Semed prepara escolas para possível retorno das aulas presenciais em setembro

Aulas serão em modelo híbrido, dividindo a turma entre aulas presenciais e não-presenciais

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Vigilância Sanitária, Ministério Público e o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) estão acompanhando a execução do Plano de Retorno às Aulas Presenciais com preparativos para que, ainda para neste ano, as aulas presenciais sejam retomadas, de modo híbrido. Com programação do retorno para o dia 27 de setembro, todas as escolas da rede municipal estão passando por adequações, como espaçamentos entre as mesas, sendo utilizado apenas 30% da sua capacidade, implantação de dispenser de álcool em gel em cada sala, tapetes apropriados para a limpeza dos calçados, entre outras várias adequações.

Todos os profissionais das escolas, além de estarem vacinados contra a covid-19, receberão EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que incluem máscaras e face-shield (protetor facial). Os alunos também receberão máscaras para serem trocadas durante o período em que estiverem na escola visto que, neste primeiro momento, as aulas serão em modo híbrido. O departamento Pedagógico da Semed está elaborando um protocolo de retorno com normas e vídeos explicativos para auxiliar os professores e alunos neste processo.

O secretário municipal de Educação, Ronaldo Alevato, explica que o retorno não será obrigatório. “Para os pais e responsáveis que ainda não se sentem seguros em mandar a criança para escola, neste momento, ainda não será obrigatório, porém, será necessário que assinem um documento se responsabilizando em buscar as atividades e manter o aluno com suas obrigações escolares em dia durante as aulas remotas, evitando que sofra algum prejuízo educacional”, explica Ronaldo.

O Comitê de Retorno às Aulas Presenciais, que inclui diversas entidades do município, elaborou um sistema de monitoramento, o Simed, que visa acompanhar o surgimento de algum caso de contaminação dentro da escola, possibilitando um retorno seguro para todos. A Semed aconselha também que os responsáveis pela criança que retornará às aulas presenciais devem começar, desde agora, a orientar o aluno sobre as medidas de higiene e segurança que devem ser tomadas durante o tempo em que estiver na escola, evitando um possível contágio.

Semcom




Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas