Gastronomia amazônica, música boa e muita emoção marcaram a festa de encerramento do 7º Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena (RO). Na noite de premiação, foram revelados os vencedores dos ‘Pratos do Ano’ e ‘Garçonete do Ano’. A edição contou com a participação de 27 estabelecimentos, distribuídos em seis categorias: Restaurante, Pizzaria, Bar, Hamburgueria, Cafeteria e Doceria. O festival é uma realização da Sicoob Credisul. Em 2024, o Sicoob Sabor foi recorde de público registrando mais de 6,3 mil participantes em eventos, um aumento de 58,9% em relação à edição anterior.
Após avaliação do júri técnico e popular, os eleitos como ‘Prato do Ano’ foram Sabor e Saúde (Restaurante); Diip (Bar); Margherita (Pizzaria); Gamboa Barburguer (Hamburgueria); Laranja Lima (Cafeteria) e Rollers Sorveteria (Doceria). Já o título de ‘Empreendedor do Ano’, ficou com o restaurante Porto 7 que se reinventou organizando um evento exclusivo para comercialização do prato, produzido outdoors e vídeos exclusivos. Outro momento especial da noite foi a revelação da ‘Garçonete do Ano’ que premiou Nayara Dias de Oliveira, do Teodora Gastronomia, com uma poupança de R$ 1,5 mil. Em 19 dias, foram comercializados mais de 3,5 mil pratos.
Com o tema ‘Amazônia Fusion’, o desafio foi fazer a fusão de ingredientes amazônicos com a cozinhas internacionais. Além da gastronomia, esta temporada também exaltou a cultura, tendo como marco a reabertura do Museu Casa de Rondon, com a exposição ‘Raízes de Rondon: Arte e Cultura’, após quase três décadas desativado. Aos domingos, na área de convivência do museu, ocorreram várias atividades para crianças, atraindo mais de 1,7 mil pessoas. Outra atividade que teve grande adesão do público foi a ‘Feira do Produtor’, fruto da edição anterior e que, devido ao sucesso, fez parte da programação deste ano, com a participação de produtores do ‘Cinturão Verde’, agricultores familiar, feirantes e artesãos.
O festival também organizou um circuito interativo de educação financeira gratuito para crianças de 6 a 12 anos, batizado de ‘Meu Tesouro’. A atividade incluiu quiz, mercadinho do Sicoob Sabor, contação de histórias e um tabuleiro gigante sobre cooperativismo, com a participação de 219 crianças. Outro diferencial da edição foi o local escolhido para abertura, em frente à agência sede da Sicoob Credisul, aberto ao público, com praça de alimentação, Feira das Coisas e shows musicais, atraindo mais de 1,1 mil pessoas. Além disso, a programação contou com oficinas com chefs nacionais como Júnior Marinho, Will Peters, Jhanne Franco e Miriam Arazini.
“Essa edição do festival foi especial, por que esse ano comemoramos os 25 anos da Sicoob Credisul. O roteiro gastronômico tem evoluído a cada edição e estamos atingindo o nosso objetivo, que é a valorização da gastronomia e da cultura amazônica. Trouxemos muitas novidades, como o circuito de educação financeira para crianças e a reabertura do museu, onde conseguimos proporcionar à comunidade momentos de cultura. Isso é uma alegria”, destaca Adevania Silveira, gerente de Marketing da Sicoob Credisul e responsável pelo festival.
Após a entrega dos prêmios, os convidados desfrutaram de um coquetel ao ar livre no parklet do Centro de Treinamento e Cultural – CTC Sicoob Credisul. A noite foi ainda mais especial com o show do grupo musical Soar, apresentando um repertório de sertanejo raiz. Em 21 dias de Sicoob Sabor, foram realizados 27 eventos gastronômicos e culturais. Cerca de 65 empresas locais foram diretamente impactadas, e mais de 325 trabalhadores estiveram envolvidos direta ou indiretamente no evento.
Por Assessoria