Secretaria de Saúde confirmou epidemia na Região Metropolitana do Rio e surto em Belém, Porto Velho e Salvador. No Espírito Santo, o estado diz que há “indicadores para epidemia de Influenza”. Em São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Pernambuco e Rondônia, as autoridades estão em alerta por conta do aumento dos casos.
Os casos de síndrome gripal estão em alta em pelo menos 9 estados do Brasil. O aumento começou em meados de novembro e foram se multiplicando, a cidade do Rio foi a primeira a declarar a epidemia.
Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde do RJ confirmou que a epidemia já se espalhou por toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O órgão informou ainda que o estado todo sofre com o desabastecimento de vacinas.
Belém (PA), Porto Velho (RO) e Salvador (BA) confirmaram surto de gripe. No Espírito Santo, o estado diz que há “indicadores para epidemia de Influenza”.
Em São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Pernambuco, as autoridades estão em alerta por conta do aumento dos casos.
Rondônia
A prefeitura da capital, Porto Velho, classificou a situação da cidade como “surto de síndrome gripal”, sem dar números de casos.
“Há um surto dessa síndrome gripal em Porto Velho, isso se soma à pandemia. As UPAs estão realmente superlotadas por conta da Influenza juntamente com a Covid”, comentou o prefeito Hildon Chaves.
Segundo a secretaria de saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão percebendo aumento dos casos de síndrome gripal, mas o órgão não divulgou a dimensão do aumento dos casos.
Por g1