A revista será distribuída gratuitamente para a comunidade de Pimenteiras do Oeste.
Nesta terça-feira,22, será realizado o lançamento da Revista Memórias e Histórias da Comunidade Quilombola de Pimenteiras do Oeste, às 16h na Praça dos Quilombolas, localizado na Avenida Brasil principal acesso a cidade, na Beira do Rio Guaporé no centro de Pimenteiras do Oeste.
A publicação tem como objetivo contribuir para valorizar a cultura da comunidade de remanescentes quilombolas de Santa Cruz, localizada em Pimenteiras do Oeste.
Segundo a coordenadora do projeto, a remanescente quilombola Izabel Mendes de Souza, a produção da revista é muito importante pois retrata e valoriza com reportagens e notícias a cultura, memória e histórias dos remanescentes quilombolas que vivem em Pimenteiras do Oeste em Rondônia, município que foi fundado por remanescentes quilombolas de Vila Bela da Santíssima Trindade.
“O projeto vai contribuir para valorizar a cultura afro-brasileira presente no município, observando e registrando as riquezas culturais a partir da perspectiva dos moradores da comunidade. Ao realizar a revista pretendemos que os leitores conheçam os costumes e a riqueza cultural desenvolvendo assim o respeito e compreensão de outras realidades”, ressaltou a coordenadora do projeto.
Izabel Mendes ressalta que a Comunidade Santa Cruz de Remanescentes Quilombolas do município de Pimenteiras do Oeste, conta com a certificação da Fundação Cultural Palmares (FCP) como remanescentes de quilombos, desde 2015.
O projeto da revista foi contemplado no Edital Nº 37/2021/SEJUCEL-CODEC 2ª Edição, Povos Tradicionais Premiação para Difusão Cultural dos Povos Tradicionais Indígenas e Quilombolas, no Eixo III – Publicações: de Livros ou Revistas Culturais – Categorias – C, D ,E ,com recursos do “Governo do Estado de Rondônia/SEJUCEL/FEDEC/RO”, Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), Governo Federal.
Izabel Mendes informou que os exemplares da revista serão distribuídos gratuitamente nas bibliotecas, centros culturais e escolas públicas de Pimenteiras do Oeste e para a população em geral, pois a produção da revista também tem como objetivo incentivar a leitura através da distribuição gratuita da publicação.
De acordo com Izabel Mendes, o projeto da revista trabalhou a valorização do saber e da história local incentivando através da publicação a preservação e difusão dos patrimônios material e imaterial, reconhecidos pelos moradores que construíram e constroem cotidianamente a história.
“A emoção em produzir essa revista é grande. É a realização de um sonho antigo da nossa comunidade de preservar e valorizar a nossa cultura. Preparamos tudo com muito carinho e dedicação, a revista está linda, espero que a comunidade prestigie o lançamento da revista”, falou Izabel Mendes.
Por assessoria