sexta-feira, 20 setembro, 2024
Sexta-feira, 20 de setembro de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909





Vídeo: Acadêmicos surdos da Unir protestam pela falta de intérprete de Libras em sala de aula

Direção acusa política do atual presidente que cortou verba para pagar intérpretes

Acadêmicos surdos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) protestaram nesta terça-feira (13) no campus de Vilhena. Munidos de cartaz, eles cobram da reitoria, em Porto Velho, a contratação de intérprete de Libras para auxiliá-los nos estudos e evitar prejuízos, pois o semestre acadêmico está em curso.

A acessibilidade é garantida por lei e consta no Decreto nº 5.626/2005 e Lei 10.436/2002.

Os surdos pedem uma justificativa, cobram da reitoria a acessibilidade e aprovação da bolsa para o intérprete de Libras. “Não há como esperar mais, queremos uma resposta da reitoria, temos cursos, reuniões, o semestre está acontecendo e a gente precisa de acessibilidade”, explicou uma aluna na língua brasileira de sinais.

O Rondônia em Pauta entrou em contato com o diretor do campus, Dr. Claudemir da Silva Paula, que está neste momento em Porto Velho, discutindo o assunto da falta de intérprete de libras.

“A direção de Campus não resolve o problema. O Governo Federal cortou o dinheiro para pagar os intérpretes. A reitora esteve em Brasília buscando convencer o Governo a autorizar a contratação emergencial. Se for para falar precisa atacar a política do atual presidente da República. A falta de interprete é um reflexo dos cortes de orçamento do Governo Federal”, afirmou o diretor.

Manifestação teve resultados positivos

A poucas horas da manifestação, foi divulgado no site da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) um edital e indicativo de comissão do processo seletivo para concessão de Bolsa Tradutor/Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – Edital nº 08/PROCEA/UNIR/2022 (VEJA AQUI).

O processo seletivo para concessão de Bolsa de Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais (BTILS) é destinada a profissionais com proficiência em Libras e a servidores da UNIR, para atuar em sala de aula e em projetos de extensão socioeducacionais de alunos surdos da Universidade.

Da redação do Rondônia em Pauta




Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas