- - Telefone: WhatsApp: (69) 9 8160-2636













Vídeo: recém-nascido precisa de UTI Neonatal em Vilhena e acaba transferido para Ouro Preto do Oeste de ambulância

Vereadora evidenciou o caso em vídeo nas redes sociais e revelou falta de atendimento 

Foto ilustrativa

Em vídeo publicado nas redes sociais, a vereadora Professora Vivian evidenciou o caso de um recém-nascido vilhenense que precisou de UTI Neonatal na madrugada, após a inauguração da unidade feita na sexta-feira (10) pela Prefeitura (VEJA AQUI), mas foi transferido de ambulância para Ouro Preto do Oeste, a quase 400 km de Vilhena. A transferência foi necessária porque na unidade aberta nesta sexta-feira não há médico neonatologista nem equipamentos próprios de UTI Neonatal, conforme relato de médica do próprio local.

“Estou em frente à UTI Neonatal e tivemos um caso drástico hoje de um bebê que precisou da UTI e foi transferido. Alguém precisa me responder: inauguramos uma UTI ontem com aparelhos maravilhosos, mas quem está usando isso? Quem está se beneficiando do uso daquela sala bonita que foi inaugurada ontem, daqueles aparelhos lá? O bebê foi transferido para Ouro Preto do Oeste. Inaugura-se uma UTI e transfere para Ouro Preto? Conversei com vários funcionários e às pressas essa UTI Neonatal foi inaugurada, porém o principal, que é o médico neonatologista não tem, a equipe não tem, então eu não estou entendendo: eu preciso saber qual a finalidade de inaugurar uma coisa tão importante e que não temos quem vai fazer os atendimentos? As mães estão aqui, as gestantes estão aqui, mas o médico não tem”, disse a vereadora, em vídeo.

O Rondônia em Pauta foi em busca de verificar as informações e confirmou que um bebê nasceu de cesariana em Vilhena na noite de sexta-feira, 10, portanto após a inauguração da unidade, e precisou ser intubado. Os cuidados não foram suficientes e a equipe recomendou transferência para a UTI Neonatal de Ouro Preto do Oeste, o que aconteceu às 7h da manhã deste sábado, 11, em uma longa viagem de quase 400 km e cerca de 6 horas em uma ambulância equipada com UTI móvel.

O site continuará acompanhando o caso e informará a evolução do quadro de saúde do bebê.

Em relação à UTI Neonatal, uma médica da unidade se manifestou nas redes sociais, revelando que o local não é uma UTI, como a Prefeitura, a Santa Casa e vereadores fizeram crer.

“Meu nome é Angélica Domingues de Oliveira, médica pediatra do Hospital Regional de Vilhena há 21 anos e gostaria de informar que Vilhena não tem e nunca teve UTI Neonatal! Entretanto, não se pode ser responsabilizado por falas de pessoas, políticos e mídia, que desconhecem o que é uma UTI e uma unidade intermediária, como consta na placa que é mostrada nesta reportagem! Ninguém busca saber a realidade, falam sem conhecimento de fatos, importante é causar! Vilhena tem uma UCINCo (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional), de atendimento de médio e baixo risco. Recém nascidos de alto risco ainda necessitarão ser encaminhados para UTI Neonatal, sim!”, publicou a médica.

Da redação do Rondônia em Pauta





Mais notícias





Veja também

Pular para a barra de ferramentas