Capacitação e implementação do sistema ocorrem de forma simultânea nas 29 escolas municipais
Buscando garantir qualidade, precisão e agilidade nos trabalhos executados no dia a dia, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) trouxe para Vilhena uma nova proposta de sistema para a gestão escolar.
O Ômega é um sistema de gestão híbrido, capaz de operar de forma online e offline, interligar informações relacionadas à merenda escolar, recursos humanos, transporte escolar e várias outras funcionalidades que facilitarão o cotidiano dos servidores e também dos pais que necessitarem de informações a respeito de documentação e desenvolvimento pedagógico do filho.
Além da otimização do tempo e da melhoria nos processos administrativos escolares, a nova aquisição também possui a função de captar informações para o processo de envio e validação de dados ao Programa Educacenso do Ministério da Educação (MEC). Isso possibilitará um aumento nos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) e de outros recursos.
A implantação do software será realizada por etapas e individualmente em cada uma das escolas, incluindo as de áreas rurais. As fases de treinamento já se iniciaram em 05 de julho, com representantes das 29 secretarias escolares do município, e seguirão nos próximos dias com a formação dos professores, diretores, coordenadores, supervisores e equipe pedagógica da Semed.
Atualmente, o sistema encontra-se em fase de testes e em plano comodato, com suporte técnico garantido até março de 2024, sem custos financeiros para a secretaria.
Semcom