Está acontecendo neste final de semana, no Ginásio de Esportes Jorge Teixeira, em Vilhena, a 2ª Copa Regional de Vilhena de Karatê Interestilos, evento esportivo que conta com a participação de 664 atletas de dez cidades do Estado. As competições começaram na manhã do sábado 12 e se encerram no domingo 13, com disputas em categorias que começam com lutadores de cinco anos de idade e vai até o máster, com atletas acima dos 35 anos. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, vereador Samir Ali e organizado pela Associação de Artes Marciais Pequeno Dragão, com apoio de vários patrocinadores e da Câmara Municipal.
Ao todo são 11 academias participando das competições, das cidades de Vilhena, Porto Velho, Santa Luzia do Oeste, Alvorada do Oeste, Ji-Paraná, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Corumbiara, Cabixi e Rolim de Moura. Também participam da realização, formando a equipe de primeiros socorros, a Clínica Avivar e os cursos de Fisioterapia da Uninassau e Uniplan.
As provas acontecem simultaneamente em vários tablados instalados na quadra esportiva, totalizando oito recintos de competições, todas com arbitragem, painel de placar e total suporte para segurança de garantia do bom desempenho dos atletas. O público prestigia as provas, com as arquibancadas do ginásio permanentemente ocupadas.
Outro aspecto a se destacar é o caráter social desta realização, que está arrecadando alimentos à título de taxa de inscrição, com casa atleta doando no mínimo um quilo de alimento não-perecível. A expectativa é que se arrecade uma tonelada de produtos, os quais serão organizados em cestas e entregues a entidades de apoio comunitário.
O vereador Samir Ali, presidente da Câmara Municipal de Vilhena, prestigia o evento e ao longo do dia de abertura esteve em duas ocasiões no ginásio do esporte, tanto acompanhando o desfile das delegações e início das provas, pela manhã, quanto a tarde, participando da entrega de medalhas aos atletas vencedores. Ele destacou a importância deste evento e do esporte em geral na edificação do caráter dos jovens e construção de uma sociedade melhor. “Fico gratificado em poder contribuir para a realização deste grande evento, parabenizo a Secretaria de Esportes e a Academia Pequeno Dragão pela realização, e destaco que essa iniciativa não apenas coloca nossa cidade em evidência no cenário esportivo estadual infanto-juvenil, como também traz cidadania e boas práticas aos nossos jovens”, disse Samir.
Por – Mario Quevedo