Na noite da segunda-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia realizou patrulhamento ostensivo na BR-319 e interceptou um carregamento de cloridrato de cocaína sendo transportado por um motorista de 54 anos e um passageiro de 36 anos. Eles viajavam em um automóvel FIAT/Strada de cor vermelha.
Durante o patrulhamento, os policiais avistaram uma viatura da Polícia Militar (PM) do Amazonas realizando uma abordagem. Após oferecer apoio à guarnição da PM, a PRF percebeu que os ocupantes do veículo apresentaram comportamento suspeito e não responderam adequadamente a perguntas simples sobre o motivo da viagem até Humaitá/AM. Diante do nervosismo e das respostas evasivas, os policiais iniciaram uma busca veicular.
Como resultado da busca, foram encontrados 37,82 kg de cloridrato de cocaína, distribuídos em 38 tabletes, em um compartimento oculto na lateral da carroceria do veículo. A droga foi apreendida e encaminhada à Polícia Judiciária para destruição. Os dois suspeitos também foram detidos e conduzidos à autoridade policial.
De acordo com estimativas da PRF, o valor da droga no mercado ilícito é avaliado em R$ 180 mil por quilo, totalizando um prejuízo estimado de R$ 6.807.600,00 para os criminosos.
Rondônia, embora não produza cocaína, faz fronteira com a Bolívia, um dos maiores produtores dessa droga no mundo. Isso torna a região um corredor de escoamento da produção andina, destinada ao mercado europeu.
Por Rondônia em Pauta