Na manhã de segunda-feira 04, a Polícia Militar de Rondônia (PMRO), retirou um grupo de 50 pessoas que havia invadido uma propriedade rural na fazenda Rio Branco, Ariquemes. O proprietário da fazenda já temia que sua propriedade pudesse ser invadida e possuía uma Ordem Judicial de Interdito Proibitório, documento que se destina à proteção preventiva de posse.
Após a invasão os proprietários da fazenda, procuraram a Polícia Militar para passar as informações da invasão em sua propriedade, que apontava que um grupo de pessoas estava iniciando uma invasão da fazenda Rio Branco na RO 257.O 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM) ao tomar conhecimento do fato executou rapidamente as estratégias para o ressarcimento imediato da posse da propriedade invadida.
No local, as equipes policiais flagraram várias pessoas montando acampamento. Em um diálogo com os invasores, eles alegaram que entraram a terra, pois tinham recebido informações de que a área da fazenda fosse desapropriada pelo INCRA. Apresentaram uma ata de deliberação de conselho do INCRA datada do ano de 2014.Todavia, ninguém estava dentro dos limites do imóvel da Fazenda Rio Branco 02. Os supostos invasores estavam acampados em uma chácara fora do limite da fazenda, situada no Km 12, RO 257, Projeto Hortifrutigranjeiro, de propriedade.
Foi explicado ao grupo que a propriedade é particular e tem documentos que comprovam a posse, e que aquela ação praticada caracteriza o crime de esbulho possessório. Após esses esclarecimentos, as pessoas que estavam no local decidiram se retirar. Dois barracos que estavam dentro dos limites da fazenda foram desmanchados por funcionários. Foi constatado também que fios de cerca foram cortados. Enquanto está guarnição fazia o registro da ocorrência, dois suspeitos foram flagrados pelos funcionários dentro da fazenda.
Diante do flagrante os dois suspeitos foram conduzidos a Delegacia para as medidas necessárias.
Texto: P-5 do 7º BPM / PVSA Letícia
Fonte e fotos: Boletim de Ocorrência