Prestadores de serviço do instituto teriam fornecido informações e imagens aos outros integrantes do bando
Na manhã desta quarta-feira, 6, a Polícia Civil deflagrou a Operação “Xeque-Mate” com o objetivo de prender os responsáveis pelo audacioso roubo de cocaína ocorrido em 11 de julho de 2023. Na madrugada daquele dia, três indivíduos encapuzados, portando armas de fogo e vestindo uniformes da Polícia Civil de Rondônia, invadiram o Instituto Laboratorial Criminal (ILC) da Politec, localizado na Rua Flores da Cunha, Bairro Costa e Silva, em Porto Velho. Os criminosos arrombaram a porta e a grade da sala cofre, subtraindo aproximadamente 45 Kg de cocaína. A ousadia do ataque revela um planejamento minucioso.
A gravidade do ocorrido levou a Direção Geral da Polícia Civil a designar a equipe da DERF para presidir as investigações. O Delegado Daniel Braga, à frente das apurações, revelou que os criminosos tinham informações privilegiadas sobre a localização exata das drogas. Análises das imagens do circuito interno de segurança indicam movimentações suspeitas de prestadores de serviço do ILC que teriam fornecido informações e imagens aos outros integrantes do bando, levando à suspeita de colaboração interna.
A Operação “Xeque-Mate” mobilizou um contingente de 40 Policiais Civis de diversas delegacias de Porto Velho. Cinco mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos. A ação policial resultou na prisão de quatro pessoas, sendo uma detida por posse de droga e outras três por mandado de prisão preventiva. Durante as investigações, foram identificados veículos que deram apoio à fuga dos criminosos, incluindo um VW/GOL com placa adulterada, um Renegade e uma motocicleta.
A Polícia Civil agora concentra esforços na recuperação da droga subtraída e na identificação de outros possíveis envolvidos.
PorRO em Pauta