Evento promovido pelo Ministério da Cultura visa fortalecer a Política Nacional Cultura Viva.
A representante do Pontão de Cultura “Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural”, de Rondônia, Andréia Machado, marcou presença no 1º Seminário de Pontões de Cultura – Política de Base Comunitária Reconstruindo o Brasil. Realizado entre os dias 3 e 5 de junho em Brasília (DF), o evento foi uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) com o objetivo de debater os planos de trabalho e a forma de atuação dos Pontões de Cultura, fomentados pelo MinC, no fortalecimento da Política Nacional Cultura Viva (PNCV).
O Pontão de Cultura “Raízes Amazônicas”, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), sediada em Vilhena, da qual Andréia Machado é presidente tem como propósito central o e mapeamento cultural, formação e a promoção de atividades culturais inclusivas e gratuitas para diversas faixas etárias e comunidades tradicionais da região.
Com a participação de vários Pontos de Cultura de Rondônia em seu Comitê Gestor, entre elas o Ponto de Cultura, Memória e Mídia Livre Serpentário Produções de Vilhena, a Associação de Ensino PREPARARTE Musical e Artístico, e o Espaço Ecológico e Recreativo Gaia Amiga (EERGA) de Rolim de Moura, a Associação Jiparanaense de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira Abada – A.J-DACÁ de Ji-Paraná, e a Associação Folclórica Cultural do Boi Bumbá “Malhadinho” de Guajará-Mirim, e a ACEMDA , o pontão visa criar uma rede sólida de apoio cultural na região.
Durante o seminário, que marcou o início de uma parceria entre o MinC e as instituições selecionadas por meio de um Edital de Chamamento Público, foram discutidas formas de articulação e mapeamento das redes territoriais e temáticas dos Pontões de Cultura. O evento reuniu representantes de 42 Pontões de cultura, além de figuras importantes como a ministra da Cultura Margareth Menezes e a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg representantes do Sistema MinC e da Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC); estiveram presentes também os pesquisadores das universidades federais da Bahia (UFBA), do Paraná (UFPR) e Fluminense (UFF), e integrantes do Consórcio Universitário que formalizou uma parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural para contribuir, entre outras ações, com o processo formativo dos pontões e dos agentes culturais.
Para Andréia Machado, a participação no evento foi enriquecedora, permitindo uma maior integração entre os Pontões e a identificação de oportunidades de parceria e colaboração mútua. “O evento foi bom para entender o que cada Pontão está desenvolvendo e como a gente pode potencializar um ao outro, e trabalhar em rede, ou seja, como é que a gente vai poder fazer uma parceria”, explicou.
Em resumo, a participação de Andréia Machado no seminário em Brasília representou não apenas uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências, mas também um passo importante na consolidação do Pontão de Cultura “Raízes Amazônicas” como um agente vital na promoção e preservação da cultura amazônica em Rondônia e além.
Por Assessoria