Apoio psicológico e conscientização sobre saúde mental oferecem ajuda a quem precisa
Ações para o cuidado com a saúde mental e bem estar dos servidores da Saúde estão sendo realizadas durante todo este mês, promovidas pela direção do Hospital Regional de Vilhena (HRV) em conjunto com o Núcleo de Educação Permanente Hospitalar (NEPH), Serviço de Psicologia, Gerência de Enfermagem, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e o Núcleo de de Segurança do Paciente Hospitalar (NSPH).
Tanto a entrada para funcionários quanto o auditório receberam enfeites com balões amarelos além de serem fixados nos corredores do hospital mensagens para que pacientes e servidores possam ler durante a estadia no local.
“Estamos saindo de um período de reclusão e isolamento, após quase dois anos vivendo de uma forma totalmente diferente do que estamos acostumados. Algumas pessoas têm desenvolvido fobias de ambientes com um número maior de pessoas. Para os servidores da saúde tem sido um momento de maior desgaste tanto físico quanto mental. Quando você tem um esgotamento físico, a recuperação é mais tranquila, mas o desgaste mental e emocional deve ser tratado de uma forma diferente, com acompanhamento”, explica a psicóloga Diene Nepomuceno, do HRV.
A profissional destaca que a campanha visa destacar que as pessoas têm outros dispostos a ouvir e ajudar, que ninguém está sozinho e que os fardos não precisam ser carregados sozinhos. Uma das ações desenvolvidas é “Quem Cuida de Quem Cuida?”, um espaço de acolhimento para profissionais de saúde que precisam também de atenção quanto à saúde mental.
O diretor do HRV, Clair Cunha, orienta os servidores a participar das ações e destacou o retorno positivo de pacientes e servidores que todo dia pegam pelo menos um mensagem. “Organizamos um cronograma para que os servidores possam participar, pois é muito importante que a saúde mental dos servidores esteja recebendo cuidados. As mensagens que foram coladas pelo hospital têm sido muito importantes. Vários pacientes vem nos parabenizar pela ação, levam para casa para ler junto com os familiares. São pequenos gestos que fazem diferença”, explica Clair.
Além das ações dentro do Hospital Regional, a equipe que está a frente desse movimento tem participado também de entrevistas tanto em programas de rádio e de televisão, levando uma mensagem de valorização da vida.
Mais informações podem ser conseguidas pelo WhatsApp institucional da Saúde, 3322-2945.
Semcom